As 22 Melhores Atrações de Lima

Lima é a capital e a maior cidade do Peru. As opções turísticas aqui são inúmeras, além de possuir opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos e é considerada a capital gastronômica da América Latina.

Clima: A estação com sol é de dezembro a março e a estação cinzenta é de abril a novembro. Praticamente não chove na cidade.
Gastronomia: Não deixe de provar ceviche, chilcano (drink de pisco, ginger ale, suco de limão e angostura), pisco sour (drink mais famoso do Peru), suspiro limeño (sobremesa que leva leite condensado, leite, ovo, merengue e canela), anticuchos (espetinhos de coração de boi), arroz chaufa (arroz cozido e frito em molho de soja com pequenos pedaços de frango, porco, ovo e cebola).

Confira abaixo nossa lista com as 22 melhores atrações de Lima:

1. Plaza Mayor/Plaza de Armas

Plaza Mayor/Plaza de Armas

Está localizada no coração do centro histórico de Lima e é onde o conquistador Francisco Pizarro fundou a cidade em 1535. Ao seu redor está a Catedral, o Palácio do Governo, o Palacio Arzobispal e a Iglesia del Sagrario. A maioria desses edifícios são réplicas, pois os primeiros foram destruídos em um terremoto, porém, a fonte de bronze que fica no meio da praça é original.

2. Catedral de Lima

É o edifício religioso mais visitado da cidade. Sua fachada se destaca pela fusão dos estilos arquitetônicos Renascentista, Gótico e Neoclássico. A visita é guiada e além das inúmeras capelas no interior do templo, é possível visitar o Museu de Arte Sacra e a Cripta Pizarro no local.
Localização: Centro histórico de Lima.
Aberto de segunda a sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 30 soles.
Site:
Catedral de Lima

Catedral de Lima

3. Palácio do Governo

É a sede do governo do Peru e a residência do presidente. É possível assistir a troca do turno da guarda todos os dias ao meio-dia.

4. Palacio Arzobispal

O edifício tem estilo neocolonial e além de ser a residência do Arcebispo de Lima, é o centro administrativo da Igreja Católica no Peru. No local também é possível visitar um museu de arte sacra.
Localização: Centro histórico de Lima.
Aberto de segunda a sexta das 9h às 17h e sábado e domingo das 9h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles.

5. Convento de Santo Domingo

Fundado em 1540, no convento estão as relíquias de San Martín de Porres e Santa Rosa de Lima, duas importantes figuras católicas locais. É possível visitar o museu e subir no campanário que possui uma vista privilegiada do centro histórico de Lima (existem restrições de idade para subir ao campanário).
Localização: Centro histórico de Lima.
Aberto de terça a domingo das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30.
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles.

Convento de Santo Domingo

6. Museu e Catacumbas do Convento São Francisco

O conjunto arquitetônico é um dos edifícios mais antigos de Lima, fundado em 1546. Em seu interior existem catacumbas com os restos mortais de mais de 25.000 corpos. No local também é possível conhecer a biblioteca e o claustro. Não é possível tirar fotos nem filmar os ambientes.
Localização: Centro histórico de Lima.
Aberto diariamente das 9h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: A visita é guiada (45min) e possui o custo de 20 soles.
Site:
Museo Catacumbas

Outros museus e templos que valem uma visita no Centro Histórico de Lima são: Museu de sitio Bodega y Quadra Jr., o Museu Nacional de la Cultura Peruana, a Igreja de La Merced, a Igreja de San Pedro, o Santuario de Santa Rosa de Lima e o Santuário de Las Nazarenas.

7. Circuito Mágico da Água – Parque de la Reserva

O ideal é visitar o parque à noite e ver o show noturno em que as 13 fontes lançam jatos de água totalmente sincronizados com lâmpadas de diferentes cores. Perto do Parque de La Reserva está o Museu de Arte de Lima (MALI), que vale a pena visita.
Localização: Fica a 5km do centro histórico de Lima.
Aberto diariamente das 15h às 22h. O show ocorre diariamente às 19h15, 20h15 e 21h10.
Valor do ingresso por pessoa: 4 soles.
Possui estacionamento: Sim, possui o custo de 10 soles.
Site:
Circuito Magico del Agua

8. Miraflores:

Um dos bairros mais bonitos de Lima e cheio de opções de hotéis e restaurantes. Abaixo estão algumas das atrações turísticas do local.

9. Malecón (Miraflores)

Calçadão com vistas para o Oceano Pacífico. No local é possível fazer um voo de parapente ao longo da costa de Lima e conhecer o Shopping Larcomar, que conta com três andares e foi construído sobre uma falésia.

10. Parque do Amor (Miraflores)

Inaugurado no Dia dos Namorados em 1993, em homenagem aos apaixonados, possui mosaicos coloridos que lembram o Parque Güell de Barcelona. O parque também abriga a famosa escultura “El beso” do escultor peruano Victor Delfín e um jardim de flores em forma de coração.

Parque do Amor (Miraflores)

11. Parque Kennedy (Miraflores)

Está a cerca de 20 minutos a pé do Parque del Amor, e também é conhecido como o parque dos gatos devido ao grande número de bichanos que vivem no local.

12. Huaca Pucllana (Miraflores)

Este sítio arqueológico pré-colombiano do ano 1600 está localizado no coração de Miraflores. O complexo arqueológico tem uma forma piramidal atingindo uma altura máxima de 25 metros e é composto por um conjunto de praças, pátios e outras estruturas. Foi um grande centro religioso e administrativo onde se sucederam quatro civilizações: Yschma, Lima, Wari e Inca. A visita guiada mostra as diferentes estruturas e práticas cerimoniais de cada cultura.
Aberto segunda, quarta, sexta, sábado e domingo das 9h às 16h15.
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles.
Site:
Huaca Pucllana Miraflores

13. Complexo Arqueológico Mateo Salado

Mateo Salado é um dos complexos arqueológicos mais importantes de Lima pela sua monumentalidade e extensão de quase 17 hectares. O local abriga cinco pirâmides e representa um dos conjuntos mais significativos de toda a costa central do Peru.
Aberto de quarta a domingo das 9h às 16h
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles.

14. Museo de sitio Huallamarca

Inaugurado em 11 de agosto de 1960, o museu abriga, preserva e exibe uma coleção que data do Período de 200 a.C. até 1100 d.C.
Aberto de terça a sábado das 9h às 17h
Valor do ingresso por pessoa: 5 soles.

15. Barranco

É o bairro boêmio de Lima, repleto de arte de rua. Um dos ícones do Barranco é a famosa Ponte dos Suspiros, antigo ponto de encontro dos poetas mais famosos da cidade, e que hoje casais fazem um pedido ao atravessá-la. Outros pontos turísticos do Bairro são o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Pedro de Osma.

16. Museu da Memória

O Museu da Memória é um espaço que oferece atividades culturais sobre questões de direitos humanos, com foco no período de violência vivido no Peru entre 1980 e 2000.
Aberto de terça a domingo das 10h às 18h
Valor do ingresso por pessoa: gratuito

17. Museu Larco

O museu possui uma impressionante coleção de artefatos pré-colombianos (incluindo a maior coleção de arte erótica pré-colombiana) iniciada por Rafael Larco Hoyle em 1923 e abrangendo mais de 5.000 anos de história.
Localização: Fica a 7km do centro histórico de Lima.
Aberto diariamente das 10h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: 35 soles.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Museo Larco

Museu Larco

18. Pachacamac

Esse sítio arqueológico foi um importante centro religioso, comercial e administrativo para várias civilizações desde o ano 200 a.C. até seu abandono no século XVI, durante o período Inca. São cerca de cinquenta estruturas em quatrocentos e sessenta hectares, incluindo templos e pirâmides. Pachacámac era o deus mais respeitado da região, e o lugar era um santuário muito relevante onde milhares de peregrinos vinham todos os anos.
Localização: Fica a 50km ao sul de Lima.
Aberto de terça a sábado das 9h às 16h e domingo das 9h às 15h.
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Pachacamac

Pachacamac

19. Callao

Localizado a meia hora do centro de Lima, o Primeiro Porto do Peru possui muitos atrativos turísticos. Os mais interessantes são a Fortaleza Real de Felipe, as ilhas de Callao, o Museo de sitio Naval Submarino Abtao, o balneário La Punta e o bairro turístico Callao Monumental.

20. Museu Nacional do Peru

O Museu, inaugurado em 2021, além de estar num belo edíficio, conta com artefatos do período pré-colombiano e da cultura Inca.
Localização: O museu está localizado no quilômetro 31 da Antigua Panamericana Sur, a cerca de 40km do centro histórico de Lima.
Aberto de terça a domingo das 10h às 16h30.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Muna

21. Caral

Caral

Este sítio arqueológico está localizado no Vale do Supe, na província de Barranca, região de Lima. A Cidade Sagrada de Caral é a manifestação mais marcante da Civilização Caral, a mais antiga da América, devido aos seus 5.000 anos de existência (3.000 – 1.900 a.C). O local é constituído por 32 edifícios monumentais, inseridos num complexo sistema de povoações que apresentam uma forte ideologia religiosa, entre as quais se destacam edifícios cerimoniais, setores residenciais para pessoas de diferentes estratos sociais, um conjunto de templos menores e oficinas de produção.

Perto de Caral estão outros dois sítios arqueológicos da civilização Caral: Áspero e Vichama.

Localização: Fica a 170km ao norte de Lima, parte do trajeto em estrada pavimentada em excelentes condições, parte do trajeto em estrada não pavimentada em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 10h às 16h.
Valor do ingresso por pessoa: 11 soles. A visita guiada é obrigatória e o guia cobra o valor único de 20 soles.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Ciudad Sagrada de Caral

22. Rupac

O Complexo Arqueológico Rúpac foi construído pelos Atavillos, uma das culturas pré-incas mais importantes da província de Lima. O sistema de defesa foi construído no topo das montanhas, que variam de 3.500 a 3.800 metros acima do nível do mar. Para chegar ao local é necessário fazer uma trilha de nível moderado de 12km ida e volta, percorridos normalmente em 5 horas. O número de visitantes aumenta nos meses de janeiro e fevereiro porque nessa época se forma com frequencia o colchão de nuvens no cume que dá a sensação, para quem está no lugar, de que se encontra acima do céu.
Localização: A caminhada começa do povoado de La Florida, que fica a 140km de Lima, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 9h às 16h.
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles.
Possui estacionamento: Sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima