Os 3 Melhores Destinos do Norte do Chile

Mano del Desierto

Enquanto a maioria dos turistas pula o norte do Chile, essa região, além das praias e do deserto oferece diversas atrações como museus, geoglifos, igrejas e uma deliciosa gastronomia. A seguir os melhores passeios da região, divididos entre as três maiores cidades da Costa Norte Chilena, Arica, Iquique e Antofagasta.

Arica

Essa cidade de mais de 200mil habitantes faz fronteira com o Peru. A estrutura de Arica é excelente, aqui é possível comprar chip para celular e fazer câmbio facilmente. Além disso, vale a pena conhecer o seu Centro Histórico, curtir a Playa Chinchorro e ver de cima do Morro de Arica uma bela vista panorâmica da cidade.

Não deixe de visitar:

Catedral de San Marcos de Arica: A catedral é famosa pelo fato de ter sido projetada por Gustave Eiffel, o mesmo que fez a Torre Eiffel, na década de 1870.
Localização: Centro de Arica.
Aberta de segunda a sábado das 9h30 às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito

Morro de Arica

Arica foi o local das últimas batalhas entre o Chile e o Peru na Guerra do Pacífico e já pertenceu à Bolívia. O Morro de Arica é um enorme pedaço de rocha que se ergue sobre a cidade e foi onde o Chile derrotou o Peru em 1880. No local, além da bela vista, há memoriais e museus para aprender mais sobre a Guerra do Pacífico.

Valle de Azapa

O vale fica a poucos minutos de Arica, e abriga vestígios arqueológicos, mirantes, oliveiras, museus e geoglifos. Um dos passeios imperdíveis no local é conhecer o Museu de San Miguel de Azapa, que abriga as múmias da cultura chinchorro e outras peças originais encontradas no cemitério indígena de Caleta Camarones (aberto de terça a domingo das 10h às 18h, 2mil pesos o valor do ingresso por pessoa).

Cuevas de Anzota

Essas belas cavernas são formações rochosas naturais do período Jurássico. Para apreciar as formações é necessário percorrer uma pequena trilha de 2,2km. É obrigatório o uso de capacete (fornecido no local).
Localização: Fica a 12km do centro de Arica.
Aberto de terça a domingo das 9h às 18h30.
Valor do ingresso por pessoa: 2mil pesos. Os banheiros públicos possuem o custo de 400 pesos.
Possui estacionamento: sim

O maior logo da Coca-Cola no mundo

Localização: Fica a 9km do centro de Arica, na Ruta 5.
Valor do ingresso por pessoa: Gratuito.
Possui estacionamento: Não, o logo é avistado da Ruta 5.

Presencias Tutelares

Esta obra do artista Juan Díaz Fleming está localizada na Ruta 5 e foi inaugurada em 1997. As esculturas foram feitas de concreto armado e argila e homenageiam as primeiras culturas que habitavam a região.
Localização: Fica a 20km do centro de Arica, na Ruta 5.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: sim.

Presencias Tutelares

Geoglifos de Chiza

Entre Arica e Antofagasta existem diversos geoglifos prehispánicos espalhados pelo deserto que foram gravados principalmente no primeiro milênio de nossa era. Para formar as figuras, os indígenas desenhavam com pedras de cor escura, para contrastar com o fundo mais claro.
Localização: Fica a 126km do centro de Arica, na Ruta 5.
Valor do ingresso por pessoa: Gratuito.
Possui estacionamento: Alguns geoglifos possuem estacionamentos que permitem uma melhor visualização das figuras.

Geoglifos de Chiza

Parque Nacional Lauca

Possui uma superfície de 137.883 hectares, estendendo-se entre a précordilheira e o planalto do extremo nordeste da região de Arica e Parinacota e é parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera. No parque, que fica a uma altitude de 4500 metros, se destacam os vulcões Parinacota, Pomerape, Guallatire e Acotang e o lago Chungará, um dos mais altos do mundo, que fica aos pés dos vulcões gêmeos Payachata. No parque vivem mais de 130 diferentes espécies de aves.
É possível percorrer diferentes trilhas no parque:
Trilha Las Cuevas: 1,5km de extensão, percurso de 35min;
Trilha al Chacu: Essa trilha é um caminho veicular de 4 km, que leva ao sítio arqueológico de Chacu, utilizado pelos Incas e Aymaras para capturar vicunhas ou outros camelídeos.
Trilha Parinacota: 3,8km de extensão, percurso de 65min;
Chungara: 1km de extensão, percurso de 30min;
Trilha Parinacota-Lagunas de Cotacotani-Lago Chungara: 16km de extensão, percurso de 9 horas no total, pode ser iniciada de Parinacota ou do Lago Chungara.
Outras duas atrações imperdíveis da região são a Igreja de Parinacota e as termas de Jurasi, que possuem o custo de 4mil pesos por pessoa.
A cidade da região que conta com serviços de hospedagem e alimentação é Putre.
Localização: Fica a 170km de Arica, em estrada pavimentada em boas condiçoes.
Aberto de segunda a domingo das 8h30 às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Site:
Parque Nacional Lauca

Iquique

No meio da cidade está uma imensa duna, o Cerro Dragon, que possui 4km de comprimento e uma largura que varia entre os 150 e os 550 metros, sendo considerada a maior duna urbana do mundo. Uma das atividades mais famosas da cidade é voar de parapente. Não deixe de provar o chumbeque, doce feito de manteiga, farinha e camadas de mel e frutas. O mais famoso é da marca M.koo, que possui uma loja em Iquique, e também é vendido em Humberstone.

Não deixe de visitar:

Museu do Salitre, Humberstone

Museu do Salitre, Humberstone

O nome Humberstone tem origem em James Humberstone, engenheiro químico, que em 1875 deixou a Inglaterra para explorar o salitre no Chile. Ele foi o responsável pela revolução nos processos de exploração e comercialização do produto. Do fim do século 19 ao começo do século 20 quase todo o salitre do mundo vinha do deserto do Atacama e a cidade foi a maior produtora mundial de Salitre, um produto base que, antigamente, era usado para a fabricação de fertilizantes e foi chamado de ouro branco, pela enorme demanda dos países europeus, cujas populações estavam crescendo rapidamente. A cidade em seu auge teve cerca de 3.500 habitantes, porém, as condições dos trabalhadores no processo de extração do salitre eram muito difíceis e as suas vidas eram extremamente controladas pelos donos da empresa de salitre. O fim do salitre ocorreu porque na Primeira Guerra Mundial os britânicos bloquearam as exportações de salitre para a Alemanha. Os alemães encontraram substitutos artificiais para o salitre e a demanda pelo produto chileno parou. Em 2005 a Unesco declarou a cidade fantasma como Patrimônio da Humanidade. No local é possível visitar as casas dos trabalhadores, o hospital, oficinas, a praça, tudo como foi deixado há quase 100 anos. Reserve pelo menos 3 horas para percorrer o local com calma, porque, além da área que abrange Humberstone ser grande, o clima desértico faz com que a caminhada para conhecer o local seja mais difícil.
Dica: Use óculos, chapéu/boné, protetor solar e beba muita água.
Localização: Fica a 50km do centro de Iquique.
Aberto diariamente das 9h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 6mil pesos.
Possui estacionamento: sim

Centro Histórico de Iquique

Uma das melhores coisas para se fazer em Iquique é caminhar ao longo do passeio de Baquedano, entre a Torre do Relógio e a Plaza 21 de Mayo. Além de edifícios clássicos, na região é possívei visitar o Museu Naval de Iquique, o Palácio Astoreca, a bóia de Esmeralda o Museo Corbeta Esmeralda.

Antofagasta

Antofagasta é a sexta cidade mais povoada do país e a cidade mais povoada fora da região metropolitana do Chile, por isso o trânsito dependendo do horário pode ser um pouco caótico.

Não deixe de visitar:

Monumento Natural La Portada

O parque foi criado na década de 1990 e possui uma pequena trilha que leva até o mirante. O arco de La Portada tem 43m de altura. A base é de pedra vulcânica, onde se assentaram rochas marinhas sedimentares, estratos de arenito amarelado e camadas de restos fósseis de conchas, que foram sendo moldados ao longo de milhões de anos através de erosão marinha e gerou o formato que tem hoje.
Localização: Fica a 20km do centro de Antofagasta.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: sim

Monumento Natural La Portada

Centro Histórico


No local está a Torre do Relógio entre jardins e fontes e alguns edifícios interessantes, como a Catedral de Antofagasta, a Biblioteca Regional e a Prefeitura. Os quarteirões ao redor da praça estão cheios de lojas e esculturas.

Escultura Manos del Desierto

Essa escultura foi feita pelo artista chileno Mario Irarrázabal, que também tem obras em formato de mãos em Punta del Este no Uruguai e em Madrid na Espanha. A escultura tem 11m de altura e foi inaugurada em 1992. Segundo o escultor, a inspiração que ele teve para fazer a obra veio de uma viagem que fez para a Ilha de Páscoa, que foi um marco para o rompimento com seu estilo de trabalho anterior. A obra representa uma mão esquerda, e é um reencontro com o mundo primitivo e a céu aberto.
Localização: Fica a 70km do centro de Antofagasta.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: Gratuito.
Possui estacionamento: sim

Escultura Manos del Desierto

Ruínas de Huanchaca

O local antigamente era uma mineradora e, em 2010, foi inaugurado um museu, que conta com 7 salas de exposições nas quais se destaca o patrimônio geológico, paleontológico, astronômico e mineiro da região.
Localização: Fica a 5km do centro de Antofagasta.
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h30.
Valor do ingresso por pessoa: 2mil pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Ruinas de Huanchaca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima