A região onde Santa Cruz de La Sierra está inserida possui diversos atrativos turísticos que impressionam por suas belas paisagens naturais e culturais e partindo da cidade, é possível chegar em pouco tempo em lugares incríveis.
A seguir listamos as melhores atrações que ficam perto de Santa Cruz de La Sierra:
Missões Jesuíticas de Chiquitos
Perto de Santa Cruz de La Sierra é possível visitar um roteiro chamado de Missões Jesuítas de Chiquitos, que abrange uma extensão territorial total de aproximadamente 129.766 km². Assim como no Brasil e no Paraguai, essas missões foram criadas por missionários da Companhia de Jesus. Em 1990, a UNESCO catalogou seis das 8 missões que existem na Rota das Missões como Patrimônio Cultural da Humanidade: San José de Chiquitos, Santa Ana de Velasco, San Rafael, San Miguel de Velasco, Concepción e San Xavier.
Confira abaixo mais detalhes sobre as Missões que podem ser visitadas, em uma sequencia inciando da cidade de Santiago de Chiquitos:
Iglesia de Santiago de Chiquitos
No início deste século a Igreja sofreu um incêndio e foi reconstruída. Na entrada da igreja conserva-se uma coluna original, e o templo possui o desenho de coluna mais elaborado da Rota.
Os sinos estão entre os mais antigos da Rota e estão pendurados com Güembé, que é a casca de uma árvore que serve de corda e dura séculos.
Localização: Santiago de Chiquitos.
Iglesia de San José de Chiquitos
A Missão foi construída em três fases com materiais da região, principalmente madeira e pedras esculpidas à mão por mais de 5 mil pessoas. Destaca-se por ser o único templo das Missões de Chiquitos com fachada em pedra e cal.
Aberto de terça a domingo das 9h às 12h e das 15h às 18h.
Localização: San José de Chiquitos.
Missão Jesuítica de San Rafael de Velasco
Foi construída entre 1745 e 1749 e preserva valiosas peças de pinturas em tela e móveis de madeira entalhada. A missão foi restaurada e mantiveram sua forma original.
Localização: San Rafael.
Iglesia Misional de Santa Ana de Velasco
Foi fundada em 1755, sendo a penúltima construída e é uma das poucas Missões que preserva parte importante da antiga estrutura da cidade missionária. No local também é possível visitar um Museu.
Aberto diariamente das 9h às 18h.
Localização: Santa Ana.
Missão de San Miguel de Velasco
Foi fundada em 1721. Caracteriza-se pelas suas pinturas, vitrais e seu impressionante campanário.
Localização: San Miguel de Velasco.
Catedral de San Ignacio de Velasco
O templo original foi concluído em 1761, mas foi demolido após um incêndio por volta de 1810. Em sua substituição, foi construída também uma igreja com as características da original e com base na documentação existente. Conserva ainda um conjunto de mobiliário dos séculos XVIII e XIX, e alguns elementos da arquitetura original como os retábulos laterais e a sacristia. O altar-mor é revestido em folha de ouro e mica.
Localização: San Ignacio de Velasco.
Templo Jesuita de la Inmaculada Concepción
Uma das poucas missões que não foram destruídas após a expulsão dos Jesuítas. No interior os altares foram restaurados, e o altar principal possui detalhes revestidos com folha de ouro.
Aberta de segunda a sábado das 9h às 12h e das 14h às 18h e domingo das 10h às 12h.
Localização: Concepcion.
Valor do ingresso por pessoa: 25 bolivianos.
Iglesia Misional Jesuita de San Javier
A mais antiga da lista, construída entre 1749 e 1752. No local se destaca a torre sineira e a talha das colunas de madeira em estilo barroco típico da cultura chiquitana.
Aberta de segunda a sábado das 9h às 12h e das 14h às 18h e domingo das 10h às 12h.
Localização: San Javier.
Valor do ingresso por pessoa: 20 bolivianos.
Forte de Samaipata
Complexo arqueológico cerimonial e administrativo que remonta aos tempos pré-hispânicos. O local foi habitado por culturas como os Chanes, Mojocoyas, Guaranis e Incas e foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1998. É o segundo sítio arqueológico mais visitado da Bolívia (atrás apenas de Tiwanaku) e foi um importante local religioso para os Chané (cultura pré-Inca) e os Incas. Ele é composto por duas partes: o setor cerimonial, onde está a maior rocha talhada do mundo e o setor residencial.
Localização: Fica a 10km da cidade de Samaipata e a 120km de Santa Cruz de La Sierra, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 9h às 16h30.
Valor do ingresso por pessoa: 50 bolivianos.
Possui estacionamento: Sim.
As 5 Melhores Atrações de Potosí
As Melhores Atrações Perto de Santa Cruz de La Sierra
Os 3 Melhores Destinos Perto de La Paz
Guia do Salar de Uyuni
As 13 Melhores Atrações de La Paz
As 10 Melhores Atrações de Sucre
conteúdo
- 1 A região onde Santa Cruz de La Sierra está inserida possui diversos atrativos turísticos que impressionam por suas belas paisagens naturais e culturais e partindo da cidade, é possível chegar em pouco tempo em lugares incríveis.
- 2 Missões Jesuíticas de Chiquitos
- 3 Iglesia de Santiago de Chiquitos
- 4 Iglesia de San José de Chiquitos
- 5 Missão Jesuítica de San Rafael de Velasco
- 6 Iglesia Misional de Santa Ana de Velasco
- 7 Missão de San Miguel de Velasco
- 8 Catedral de San Ignacio de Velasco
- 9 Templo Jesuita de la Inmaculada Concepción
- 10 Iglesia Misional Jesuita de San Javier
- 11 Forte de Samaipata