Ouvir a palavra Mendoza nos remete automaticamente a vinho. Essa é a maior região produtora de vinhos da Argentina, mas as atrações turísticas não se resumem apenas a essa deliciosa bebida. O caminho que vai de Mendoza até o Paso Internacional Los Libertadores, fronteira com o Chile, é imperdível.
Mendoza possui inúmeros atrativos turísticos e está numa região belíssima, por isso nesse guia selecionamos as 14 Melhores Atrações de Mendoza e Região:
1. Termas de Cacheuta
Além das piscinas termais externas e internas o local conta com churrasqueiras, minimercado e opções de turismo de aventura como rapel. Costuma lotar nos finais de semana e feriados.
Localização: Fica a 39km do centro de Mendoza em estrada pavimentada em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 10h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: De segunda a sexta 6.000 pesos, sábado e domingo 6.500 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Termas Cacheuta
2. Ruta 7
Essa espetacular estrada de 210km une Mendoza ao Paso Internacional Los Libertadores, fronteira com o Chile. Além da belíssima paisagem que acompanha todo o trajeto, vale a pena conhecer:
3. Puente del Inca
Uma ponte natural de 48 metros de comprimento e 28 metros de largura. No local também estão as ruínas de um hotel que foi destruído por uma avalanche.
Localização: Os 210km entre Mendoza e o Paso Internacional Los Libertadores estão totalmente pavimentados, a estrada está em excelentes condições.
Altitude: 2.700m.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
4. Parque Provincial Aconcágua
É onde está a montanha mais alta do hemisfério ocidental, o gigante Aconcagua, que possui 6.962 m. São várias as opções de trilha, a mais curta e famosa é o Circuito Laguna de Horcones, de 1h30, que leva até o mirante com uma linda vista da montanha. No inverno o parque normalmente fecha devido às nevascas.
Localização: Os 210km entre Mendoza e o Paso Internacional Los Libertadores estão totalmente pavimentados, a estrada está em excelentes condições.
Altitude: 3.000 metros.
Aberto diariamente das 10h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: Circuito Laguna de Horcones custa 2.400 pesos. Para visitar a atração é necessário comprar o ingresso pelo site do parque. Porém, só é aceito como forma de pagamento o Mercado Pago Argentino. Assim, a melhor forma para visitar o local é reservando o horário pelo site e no dia da visita ir até as informações turísticas na entrada do parque e relatar que não foi possível fazer o pagamento pelo site. Os funcionários vão dar duas opções para o pagamento: ir até a lojinha ao lado e pagar com cartão de crédito (nesse caso a loja irá cobrar uma comissão pelo serviço) ou esperar o funcionário abordar algum argentino que aceite fazer o pagamento, que foi nossa opção e deu tudo certo.
Possui estacionamento: Sim
Site:
Aconcagua
5. Cristo Redentor de Los Andes
Esse monumento, erguido na fronteira entre a Argentina e o Chile, é uma obra do escultor argentino Mateo Alonso e foi inaugurado em 1904 para comemorar um tratado de paz entre os dois países.
Localização: Os 210km entre Mendoza e o Paso Internacional Los Libertadores estão totalmente pavimentados, a estrada está em excelentes condições. A entrada da estrada que leva até o Cristo se inicia junto ao portal Arco de Las Cuevas e, a partir desse ponto a estrada não está pavimentada, possui curvas muito fechadas e uma subida íngreme.
Altitude: 3.854 metros.
Aberto 24h, todos os dias da semana. No inverno, devido à neve, o caminho pode estar fechado.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
6. Vinícolas
Mendoza está localizada no paralelo 33° sul, que é a mesma latitude da Cidade do Cabo na África do Sul, de Adelaide na Austrália, de Santiago no Chile, do Uruguai e do Rio Grande do Sul, regiões que também são conhecidas pela qualidade dos seus vinhos. Em Mendoza as três principais regiões produtoras de vinho são Maipú, Luján de Cuyo e Valle de Uco, e as opções de tours, valores e experiências são muitas. Prepare-se para degustar muito Malbec, que é a uva emblemática da região e da Argentina.
Abaixo, algumas opções de vinícolas:
7. Bodega Lopez
O tour tradicional tem uma duração de aproximadamente 1h e não é necessário reservar. Durante a visita é contada a história da vinícola, são visitados os parreirais e as instalações, e é explicado o processo de produção do vinho. No final do passeio são degustados 2 produtos da vinícola.
Localização: Maipú.
O tour tradicional acontece de segunda a sexta das 11h às 17h, sábado e domingo das 10h30 às 12h30.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Bodegas Lopez
8. Chandon
É necessário agendar para visitar a vinícola. O tour tradicional tem uma duração de aproximadamente 30 minutos. Durante a visita é contada a história da vinícola e do espumante, são visitados os parreirais e as instalações, e é explicado o processo de produção do espumante. No final do passeio são degustados 4 produtos da vinícola.
Localização: Luján de Cuyo.
Aberto diariamente das 9h às 18h.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Chandon
9. Andelluna Cellars
É necessário agendar para visitar a vinícola. O tour tradicional tem uma duração de 60 minutos. Durante a visita é contada a história da vinícola, são visitados os parreirais e é explicado o processo de produção do vinho. No final do passeio são degustados 4 produtos da vinícola.
Localização: Valle de Uco.
O tour tradicional está disponível sextas, sábados e domingos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Andeluna
Uma visita para Mendoza pode ser combinada com:
10. Cañon del Atuel
O cânion, que atravessa o Rio Atuel, possui uma extensão de cerca de 56km, uma profundidade média de 260m e começa no Embalse El Nihuil, a 70km da cidade de San Rafael. Neste local fica a represa que abastece a região. Este imponente complexo hidroelétrico compreende quatro barragens, duas represas e quatro centrais de geração de energia. No cânion, além do percurso possuir lindas paisagens ao longo dos seus 56km pela Ruta 174, é possível fazer rafting, tirolesa, passeio de catamarã, e muito mais.
Localização: O percurso pela Ruta 173 pode começar tanto por El Nihuil quanto por San Rafael, a estrada é de rípio/cascalho em boas condições.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
11. Bodega La Abeja
A primeira vinícola fundada em San Rafael. O tour tem uma duração de 30 minutos. Durante a visita é contada a história da vinícola, são visitadas as instalações e é explicado o processo de produção do vinho. No final do passeio são degustados 3 produtos da vinícola.
Localização: Centro de San Rafael.
Aberto janeiro e fevereiro de segunda a sábado das 9h às 20h, março de segunda a sábado das 9h às 19h, abril a dezembro de segunda a sábado das 9h às 17h. O tour sai a cada 30min e o último acontece uma hora antes do fechamento da vinícola.
Valor do ingresso por pessoa: 2.000 pesos, que são uma contribuição para a Escola Nuestra Señora de Luján de Ortofonía y Sordos.
Possui estacionamento: Sim.
12. Parque Nacional Talampaya
Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco desde o ano 2000, a estrela do parque é o Cânion Talampaya, cujos paredões possuem 150m de altura. Para conhecê-lo, somente através de um tour que é feito com veículos do próprio parque. O passeio tradicional, Cañón del Talampaya, tem duração de 2h30 e são feitas 4 paradas: nos Petroglifos, no Jardim Botânico (onde é servido um pequeno lanche com café), na Catedral Gótica e no Monge. O ingresso pode ser adquirido pelo site ou no local.
Localização: A cidade com mais estrutura na região é Villa Union, que está a 50km do parque, em estrada totalmente pavimentada.
O passeio tradicional, Cañón del Talampaya tem horários às 9h, às 13h30 e às 16h.
Valor do ingresso por pessoa: 36.270 pesos para o passeio tradicional.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Talampaya
13. Parque Provincial de Ischigualasto
Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco desde o ano 2000 é conhecido também pelo nome de Valle de la Luna. As estrelas do parque são suas curiosas formações. Para conhecê-las, o circuito tradicional percorre 40km, realizados em uma caravana de veículos particulares acompanhados pelo guia do parque. A duração do circuito é de 3h30 e são feitas 5 paradas. O passeio é por ordem de chegada.
Localização: A cidade com mais estrutura na região é Villa Union, que está a 143km do parque, em estrada totalmente pavimentada.
O circuito tradicional tem saídas de hora em hora a partir das 9h até às 16h de 21 de março a 20 de setembro e a partir das 8h até às 17h de 21 de setembro a 21 de março. 24/12 e 31/12 o parque funciona até às 12h e 25/12 e 01/01 o parque fica fechado.
Valor do ingresso por pessoa: 30.000 pesos para o passeio tradicional.
Possui estacionamento: sim.
Site:
Ischigualasto
14. Paso Água Negra
Essa passagem pela Cordilheira dos Andes fica entre as cidades de Las Flores/Argentina e Vicuña/Chile, possui paisagens espetaculares, trechos do percurso com subidas íngremes e enormes blocos de gelo na beira da estrada. Qualquer veículo consegue atravessar o paso, mas é necessário cautela, principalmente nas subidas em zigue-zague e se tiver nevado. Quando fomos havia nevado na noite anterior e a pista estava com gelo em alguns trechos, o que deixa a estrada escorregadia. Para aqueles que quiserem ir e voltar no mesmo dia, apenas para conhecer o Paso Água Negra, sem entrar no outro país, não é necessário fazer os trâmites de saída na aduana.
Localização: Dos 200km entre as aduanas da Argentina e do Chile, 100km possuem pavimento, o restante é feito em estrada não pavimentada, em estado razoável.
Altitude: O ponto mais alto do Paso Água Negra está a 4.780m, sendo considerada a fronteira mais alta do mundo. O Paso geralmente fica aberto apenas 6 meses ao longo do ano, de dezembro a maio, nesse período é possível passar pelo local diariamente das 7h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Guia da Península Valdés
Guia de Ushuaia
As 12 Melhores Atrações de Salta
As 18 Melhores Atrações de Cafayate
As 8 Melhores Atrações de El Calafate
Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche
As 14 Melhores Atrações de Mendoza
Guia de Purmamarca
As 14 Melhores Atrações de Córdoba
As 25 Melhores Atrações de Buenos Aires
conteúdo
- 1 Ouvir a palavra Mendoza nos remete automaticamente a vinho. Essa é a maior região produtora de vinhos da Argentina, mas as atrações turísticas não se resumem apenas a essa deliciosa bebida. O caminho que vai de Mendoza até o Paso Internacional Los Libertadores, fronteira com o Chile, é imperdível.
- 2 Mendoza possui inúmeros atrativos turísticos e está numa região belíssima, por isso nesse guia selecionamos as 14 Melhores Atrações de Mendoza e Região:
- 3 1. Termas de Cacheuta
- 4 2. Ruta 7
- 5 3. Puente del Inca
- 6 4. Parque Provincial Aconcágua
- 7 5. Cristo Redentor de Los Andes
- 8 6. Vinícolas
- 9 7. Bodega Lopez
- 10 8. Chandon
- 11 9. Andelluna Cellars
- 12 10. Cañon del Atuel
- 13 11. Bodega La Abeja
- 14 12. Parque Nacional Talampaya
- 15 13. Parque Provincial de Ischigualasto
- 16 14. Paso Água Negra
- 16.0.1 ARGENTINA
- 16.0.2 Guia da Península Valdés
- 16.0.3 Guia de Ushuaia
- 16.0.4 As 12 Melhores Atrações de Salta
- 16.0.5 As 18 Melhores Atrações de Cafayate
- 16.0.6 As 8 Melhores Atrações de El Calafate
- 16.0.7 Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche
- 16.0.8 As 14 Melhores Atrações de Mendoza
- 16.0.9 Guia de Purmamarca
- 16.0.10 As 14 Melhores Atrações de Córdoba
- 16.0.11 As 25 Melhores Atrações de Buenos Aires