As 12 Melhores Atrações de Salta

Cabildo

Salta se encontra em uma província onde mantiveram uma mistura única de alimentos, música, artes, tradições, estilos arquitetônicos. Na cidade se encontram várias igrejas, museus e praças. Mas atenção, o trânsito aqui costuma ser um pouco mais caótico do que no restante da Argentina.

Salta possui inúmeros atrativos turísticos e está numa região belíssima, por isso nesse guia selecionamos as 12 melhores atrações de Salta e região:

1. Catedral de Salta

Declarada Monumento Histórico Nacional em 1941. A Catedral foi construída no século XVI em estilo barroco. No local estão as imagens do Senhor e da Virgem do Milagre, padroeiros da cidade de Salta, que a cada 15 de setembro recebe milhares de devotos de todas as partes.
Localização: Fica na Plaza 9 de Julio.
Aberto de segunda a quinta das 6h30 às 12h00 e das 17h às 20h; sexta das 6h30 às 12h e das 16h30 às 20h; sábado e feriados das 7h30 às 12h e das 17h às 20h15; domingo das 7h30 às 13h e das 17h às 21h30.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Site:
Catedral de Salta

Catedral de Salta

2. Cabildo

Foi sede do governo de 1626 a 1888 e em 1936 foi declarado Monumento Nacional. Atualmente é um museu autoguiado. Cada sala possui informações e objetos de época.
Localização: Fica na Plaza 9 de Julio.
Aberto de terça a sábado das 9h às 17h e domingo das 10h às 14h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Site:
La Historia del Cabildo de Salta

3. Museu de Arqueologia de Alta Montanha

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha possui como acervo principal três crianças encontradas em excelente estado de conservação no cume do Vulcão Llullaillaco, em 1999: a Menina do Raio, a Donzela e o Menino, que vão sendo expostas alternadamente, uma por vez, no museu. É impressionante o estado de conservação em que se encontram. Também existe a opção de visita guiada. Não é permitido fotografar e filmar dentro das salas.
Localização: Fica na Plaza 9 de Julio.
Aberto de segunda a domingo das 11h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: 8.000 pesos.

4. Basílica e Convento de São Francisco

A atual basílica data do século XVIII e as marcantes cores de terracota, marfim e branco e o estilo italiano a tornam um verdadeiro tesouro arquitetônico da cidade. No local também é possível visitar um museu.
Localização: Fica a 200m da Plaza 9 de Julio.
Aberto de segunda a sexta das 9h30 às 18h e sábado das 16h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

5. Cerro San Bernardo

Dá para subir o Cerro de teleférico, de carro ou a pé. No topo há lanchonetes, artesanatos e uma linda vista de Salta.
Localização: Fica a 1,5km da Plaza 9 de Julio.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana. O teleférico fica aberto das 9h às 19h30.
Valor do ingresso por pessoa: A entrada no Cerro é gratuita, o teleférico tem um custo de 7.000 pesos.
Site do teleférico:
Teleferico San Bernardo

Cerro San Bernardo

6. Quebrada de las Flechas

De Salta a Cafayate pela Ruta 33 e pela Ruta 40 são 319km, em uma estrada de paisagens espetaculares. São diversas atrações ao longo do caminho: logo depois de El Carril está a Quebrada del Escoipe, depois a estrada começa a subir e um pequeno trecho da estrada é de rípio/cascalho, e é onde está a Cuesta del Obispo, cheia de curvas. Chegando no topo (3.340m), a estrada volta a ser pavimentada e é onde está a Piedra del Molino, a Capilla de San Rafael e uma linda vista da Cuesta. Seguindo viagem está o Mirador Ojo del Condor, de onde se avistam os cactos do Parque Los Cardones. O parque está na beira da rodovia e é gratuito. Neste trecho também está a Recta del Tin Tin, que é do período Inca, cujo traçado perfeitamente reto foi feito a partir de fogueiras que serviram como marcos alinhados. Passando Payogasta e Cachi a estrada volta a ser de rípio/cascalho. Logo se avista a Quebrada de las Flechas, que possui uma paisagem surpreendente. No caminho estão alguns mirantes para apreciar o cenário. A Ruta 40 volta a ser pavimentada em San Carlos.
Localização: De Salta a Cafayate pela Ruta 33 e pela Ruta 40 são 319km. A estrada possui alguns trechos pavimentados em excelente estado e outros em rípio/cascalho, alguns com muitas ondulações.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito
Possui estacionamento: Sim.

7. Quebrada de las Conchas

De Salta a Cafayate pela Ruta 68 são 197km, dos quais 50km passam pela Quebrada de Las Conchas, declarada Reserva Natural em 1995. Ao longo do caminho existem várias atrações turísticas, pontos de venda de artesanato e flautistas. Os locais mais famosos são: La Garganta del Diablo, El Anfiteatro, Mirador Tres Cruces, El Sapo, El Fraile e El Obelisco.
Localização: A Quebrada começa a 10km de Cafayate. A estrada está totalmente pavimentada e em bom estado.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Quebrada de las Conchas

8. Viaducto la Polvorilla

Um dos viadutos mais altos do mundo. Possui 223,5m de comprimento, 63m de altura e 1.590 toneladas de peso. No local existe uma pequena loja de venda de artesanato, água e lanches. Também é possível subir até o topo do viaduto por uma pequena trilha, mas suba devagar, porque a altitude dificulta a caminhada.
Localização: Fica a 17km de San Antonio de Los Cobres. A rodovia de Salta até San Antonio de Los Cobres está totalmente pavimentada e em excelente estado. Já os 17km de San Antonio de Los Cobres até o viaduto são de rípio/cascalho, com alguns trechos bem ruins, porém, indo devagar qualquer veículo consegue chegar.
Altitude: 4.200 metros.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

9. Salar de Arizaro/Ojos del Mar/Tolar Grande

Para chegar até Tolar Grande é necessário adentrar o Salar de Arizaro, o terceiro maior salar do mundo, e pelo caminho, várias formações únicas merecem uma parada para serem admiradas. A comunidade de Tolar Grande, que vive da exploração de minério esconde um tesouro, os Ojos del Salar, que são três corpos d’água onde alguns dos poucos estromatólitos vivos no mundo hoje são encontrados. Esses estromatólitos, como outros também encontrados na mesma Puna de Atacama – região onde está localizada Tolar Grande – são os únicos conhecidos no planeta Terra que vivem em altitudes próximas a 4.000m, com condições ambientais presumivelmente muito semelhantes às que originaram os primeiros seres vivos há cerca de 3.500 milhões de anos. As trilhas estão bem sinalizadas e no local fica um guarda-parque que dá instruções a partir das 9h.
Localização: Fica a 214km de San Antonio de Los Cobres em estrada totalmente de rípio/cascalho, na maior parte em bom estado. Qualquer veículo consegue chegar. De San Antônio de Los Cobres é necessário percorrer 70km (sentido Paso Sico), dobrar à esquerda na Ruta 27 e seguir até o Salar de Pocitos. O Google Maps não fornece o caminho de Salar de Pocitos até Tolar Grande, mas não tem erro. Salar de Pocitos possui uma rua principal, onde está a única hospedagem da cidade, o Planeta Puna. É só continuar nessa mesma rua, sempre reto. Logo vão aparecer placas indicando Tolar Grande e Salar de Arizaro. Não se esqueça de encher o tanque em San Antônio de Los Cobres, não há muitos lugares para abastecer depois.
Altitude: 3.500 metros.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

10. Cono de Arita

Essa formação impressionante, que parece estar flutuando acima do solo, possui 200m de altura, 800m de diâmetro e um perímetro de 2,4km. É considerada a formação natural cônica mais perfeita do mundo.
Localização: Fica a 71km de Tolar Grande, em estrada totalmente de rípio/cascalho em boas condições. Para quem quiser continuar do Cono de Arita até Antofalla/Antofagasta de La Sierra, um dos trechos da estrada está em péssimas condições, sugerimos percorrer em um veículo 4×4, mas vale muito a pena, as paisagens são espetaculares.
Altitude:
3.500 metros.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa:
gratuito.
Possui estacionamento:
Sim.

Cono de Arita

11. Antofalla

Saindo de Antofagasta de la Sierra essa estrada possui paisagens de tirar o fôlego. Antofalla, tem a particularidade de ser governada pela comunidade originária “Kolla Atacamenha”.
Localização: Fica a 87km de Antofagasta de la Sierra, em estrada de rípio/cascalho com alguns trechos em péssimas condições. Daqui também se consegue chegar ao Cono de Arita, mas sugerimos percorrer a estrada com um veículo 4×4.
Altitude: 4.600 metros.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Antofalla

12. Campo de Piedra Pómez

Essa paisagem surreal, que parece feita de ondas petrificadas, é resultado da atividade dos ventos que foram esculpindo as formas nas lavas de um vulcão que entrou em erupção há milhares de anos.
Localização: Fica a 82km de Antofagasta de la Sierra. Saindo de Antofagasta de la Sierra é necessário percorrer cerca de 50km na Ruta 43 em direção a El Penón (de onde se pode contratar tours para o Campo), o caminho está totalmente pavimentado e em excelente estado. Depois é preciso dobrar à direita (uma placa indica o Campo) e desse ponto em diante a estrada é de rípio/cascalho. Aqui, atenção, se não estiver em veículo 4×4, 10km antes do local indicado pelo Google Maps como sendo o Campo de Piedra Pómez a estrada piora muito. É preciso cuidar para que o veículo não atole ou que um pneu não fure com as pedras, por isso sugerimos percorrer a estrada com um veículo 4×4.
Altitude: 3.300 metros.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Uma viagem a Salta pode ser combinada também com uma ida a Cafayate.
Você pode descobrir tudo sobre esse lindo destino aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima