Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Quem nunca ouviu falar a respeito de Bariloche?

Aqui são inúmeras as opções de hospedagem, de gastronomia, de lazer…entre elas, esquiar. São 53 pistas de ski em Bariloche, o que faz com que muitas pessoas visitem a cidade no inverno, mas a verdade é que Bariloche pode ser visitada em todas as estações do ano.
Um alerta aos viajantes que estão de veículo próprio: Quando for visitar o centro de Bariloche estacione em locais pagos. Várias pessoas nos alertaram que os furtos de objetos dentro de veículos é recorrente na cidade, inclusive na primeira vez que visitamos a cidade não sabíamos disso, deixamos nosso carro estacionado na rua e houve uma tentativa de arrombamento do porta-malas. Por sorte não foram bem-sucedidos. Recomendamos o estacionamento que fica na Rua Palacios, na frente da Pizzaria Mafalda.

Confira abaixo os melhores passeios de Bariloche:
Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Circuito Chico

Esta rota circular panorâmica de 60km é um dos passeios mais conhecidos de Bariloche e passa pela Avenida Exequiel Bustillo e a Ruta Provincial 77. É possível percorrer o circuito com uma excursão, de veículo próprio ou de bicicleta. As paradas ao longo do caminho podem variar, mas normalmente incluem: Playa Bonita, Cerro Campanario, Loja da rosa mosqueta, Capela San Eduardo, Trilha dos Arrayanes, Puente Arroyo La Angostura e o Punto Panoramico.

Centro Cívico

O primeiro da Argentina, declarado Monumento Histórico Nacional em 1987. Sua arquitetura foi influenciada pelo estilo predominante nas regiões montanhosas e de bosque da Europa e Estados Unidos. São várias construções ao redor do Centro Cívico, destacando-se o Museu da Patagônia Francisco P. Moreno, o Correio Municipal, e o monumento a Julio Roca.
Localização: Centro de Bariloche.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Catedral de Bariloche

Inaugurada em 1946, foi construída em estilo neogótico, possui grandes muros, uma enorme cúpula decorada e lindos vitrais.
Localização: Centro de Bariloche.
Aberto diariamente das 8h30 às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Site:
Catedral de Bariloche

Cerro Campanário

No topo do Cerro, a 1.050m, estão vários mirantes que proporcionam as melhores vistas de Bariloche. No local também está uma cafeteria e banheiros. A subida pode ser feita de teleférico, que demora 7min para subir, ou a pé, numa trilha de 30min de nível moderado, já que é só de subida.
Localização: 17km do centro de Bariloche.
O teleférico funciona todos os dias das 9h às 18h30.
Valor do ingresso por pessoa: se a subida for a pé é gratuito, já o teleférico tem o custo de 10.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim (apesar da placa que indica que o estacionamento só pode ser utilizado para aqueles que irão subir de teleférico, quem subir a pé pode estacionar no local também).
Site:
Cerro Campanario

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Cervejaria Patagônia

Um dos refúgios da marca de cerveja Patagônia e o que tem a vista mais linda. O local possui um ambiente interno (normalmente fica lotado, melhor reservar) e externo, e é possível fazer um tour cervejeiro com harmonização.
Localização: 24km do centro de Bariloche.
Aberto diariamente das 12h às 00h.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Cervejaria Patagonia

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Outras ótimas cervejarias em Bariloche são: BachmannManush, Antares, Blest, Kutral, Kunstmann e Berlina.

Chocolate
Bariloche é conhecida como a capital do chocolate da Argentina e no centro da cidade estão dezenas de lojas que vendem o produto, algumas das mais conhecidas são Rapanuí, Mamuschka, Frantom e Chocolates del Turista.

Passeios de Barco
Os mais populares são da Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes e Puerto Blest e Cascata de Los Cántaros. Ambos partem do Puerto Pañuelo, perto do Hotel Llao Llao.

O passeio da Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes dura um dia inteiro ou meio dia e tem paradas no Bosque de Arrayanes e na Ilha Victoria, onde é possível fazer caminhadas.

O passeio para Puerto Blest dura um dia inteiro e passa em frente à ilha Centinela (lugar onde estão os restos mortais de Perito Francisco Moreno), e tem paradas na Cachoeira dos Cántaros e no porto Blest.

Atividades de Inverno
Entre os meses de junho e setembro Bariloche se torna um dos principais destinos da América do Sul para praticar atividades na neve, como esquiar. Os melhores locais na região para desfrutar dessas atividades são o Cerro Catedral (a principal estação de ski de Bariloche, fica a 19km do centro da cidade), o Cerro Otto (não é possível esquiar no centro, mas ele vale a visita pela famosa Confeitaria Giratória e pelas pistas de trenós, é possível chegar ao local de teleférico), Cerro Bayo (a estação de esqui fica a apenas 14km de distância da cidade de Villa La Angostura), Cerro Chapelco (a estação de esqui fica a 180km de distância de Bariloche, em San Martin de Los Andes) e o Cerro La Hoya (essa estação fica na cidade de Esquel a 300km de Bariloche).

Cerro Llao Llao

Para chegar no topo do Cerro é preciso fazer uma trilha de dificuldade baixa a moderada, duração de 1h, com 6 km de ida e volta, e elevação de 294m até o cume. A vista é de tirar o fôlego.
Localização: 26km do centro de Bariloche, no Parque Municipal Llao Llao.
Aberto diariamente das 8h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Sendero Lago Escondido-Bahía de los Troncos

Outra trilha localizada no Parque Municipal Llao Llao. A trilha é de nível fácil e curta (30min). No final está o belo Lago Escondido.
Localização: 30km do centro de Bariloche, no Parque Municipal Llao Llao.
Aberto diariamente das 8h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Não, o carro fica estacionado na estrada.

Cerro Tronador e Ventisquero Negro

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

O Cerro Tronador é o mais alto da região e o Ventisquero Negro é o famoso glaciar de onde grandes blocos de gelo caem e fazem um enorme barulho, dando origem ao nome Tronador. As atrações ficam no Parque Nacional Nahuel Huapi.
Na entrada do parque é fornecido um mapa (não deixe de conferir o mapa com atenção pois estão todas as informações de distâncias e das atrações) e você pode escolher entre ir até a Cascata los Alerces e o Cerro Tronador. É praticamente impossível ir em ambas as atrações no mesmo dia com tranquilidade por conta das restrições de horário de circulação nas estradas do parque.
Ao longo do caminho até o Cerro Tronador estão vários mirantes (não deixe de parar no Mirador Lago Mascardi, que fica a 15km da entrada do parque), opções de trilha (nós fizemos a da Cascata Los Cesares, percurso de 3km e dificuldade baixa), hotéis, campings e restaurantes. O estacionamento do Ventisquero Negro fica a 6km de Pampa Linda e a Base do Cerro Tronador fica 1km mais adiante.
Não deixe de fazer na Base do Cerro Tronador a trilha até a Cascata Garganta del Diablo, de nível fácil e que pode ser percorrida em 40min.
Localização: A entrada do parque fica a 35km do centro de Bariloche, pela Ruta 40, em estrada pavimentada em excelentes condições. Da entrada do parque até a Base do Cerro Tronador são 40km em estrada de rípio/cascalho, em condições razoáveis.
O parque está aberto 24h, todos os dias da semana, porém, é preciso estar atento aos horários de circulação em 2 trechos das estradas do parque: o trecho que vai da entrada do parque até a bifurcação que leva ou para o Cerro Tronador ou para a Cascata los Alerces e o trecho depois de Pampa Linda.
Em ambos os caminhos existe restrição de horário de circulação:
Horário liberado (mão dupla): das 19h30 até às 9h.
Somente entrada:
das 10h30 até às 14h.
Somente saída:
das 16h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 6.500 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Ruta dos 7 lagos

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Esse caminho percorre 110km de paisagens deslumbrantes. Os 7 lagos principais ao longo do trajeto são: Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Correntoso e Espejo Grande, porém, dá para incluir no roteiro os lagos Hermoso, Traful, Espejo Chico e Nahuel Huapi. Esse passeio pode ser feito em um dia ou parando nas muitas opções hospedagens e campings ao longo do caminho.
Localização: Os 110km entre San Martín de Los Andes e Villa la Angostura são totalmente pavimentados. A estrada está em excelentes condições.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Uma ida a Bariloche pode ser combinada com:

Parque Nacional los Arrayanes:

O parque foi criado em 1971 e protege exemplares da árvores arrayanes que possuem mais de 650 anos de idade e uma altura superior aos 15 metros. No parque é possível percorrer uma trilha de 12km compartilhada entre pedestres e ciclistas que liga a Villa La Angostura e a Floresta de Arrayanes, ao longo da Península de Quetrihué.
Localização: O parque se encontra em Villa La Angostura, que se está a 90km de Bariloche, em estrada pavimentada em excelentes condições. É possível chegar no parque através do passeio de Barco Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes como mencionamos anteriormente.
Aberto diariamente das 8h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 15.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

San Martín de Los Andes

Essa cidade à beira do Lago Lácar merece ser explorada. Além das praias que ficam ao redor do lago e do charmoso centro, não deixe de visitar o Mirante Bandurrias, que está em território mapuche. No local existem banheiros e venda de lanches. Para quem estaciona o veículo no local a caminhada é muito curta e a vista do mirante é incrível.
Localização: A entrada do mirante está a 7km da Plaza San Martín, é possível fazer o trajeto a pé e de carro. O caminho não está pavimentado e possui muitas pedras soltas e ondulações, é necessário dirigir com cautela, mas qualquer veículo consegue transitar.
Valor do ingresso por pessoa: 1500 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Parque Nacional Lanín

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Esse parque, criado em 1937, possui 412.000ha e paisagens espetaculares. Aqui é possível fazer trilhas, passear de catamarã, acampar, mas só o percurso de carro parando nos mirantes ao longo do caminho já vale muito a pena.
Localização: Uma das entradas do parque está a 66km de San Martín de Los Andes e a 26km de Junín de los Andes. Passando Junín de los Andes, após 15km de estrada pavimentada, o caminho se torna de rípio/cascalho em estado razoável, qualquer veículo consegue transitar.
Aberto diariamente das 8h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 15.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Parque Nacional Lanín

Parque Nacional Los Alerces

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

O parque foi criado em 1937 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2017. Ele possui 259.822ha e protege as florestas de alerces, espécie arbórea mais longeva e corpulenta da Argentina, que cresce extremamente devagar: um ou dois milímetros de diâmetro por ano. Um dos exemplares encontrados no Parque, conhecido como Abuelo (avô em português), tem quase 60 metros de altura, mais de 2,20 metros de diâmetro e 2.600 anos. No local é possível fazer trilhas, pesca, cavalgadas e passeios de catamarã. É importante se informar no centro de visitantes para saber quais atividades e trilhas estão disponíveis.
Localização: O parque possui 3 entradas: uma a 38km de Esquel, outra a 10km de Trevellín e a última a 26km de Cholila. Os caminhos que levam ao parque são parte pavimentados e parte de rípio/cascalho em bom estado.
Aberto no verão das 9h às 20h, e no inverno das 9h às 17h, todos os dias da semana. O centro de visitantes abre de segunda a sábado das 8h às 14h.
Valor do ingresso por pessoa: 15.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Parque Nacional Los Alerces

Parque Municipal Puerto Bonito

Nesse lindo e pouco conhecido parque está o Lago Epuyen. No local é possível andar de caiaque, pescar, fazer cavalgadas, caminhar no entorno do lago e por trilhas de diversos níveis de dificuldade. Nós fizemos a trilha da Piedra Pintada (de dificuldade baixa e duração de 1h) e da Bahia el Desafío (dificuldade média e duração de 1h45).
Localização: O parque se encontra em Epuyen, que está a 160km de Bariloche pela Ruta 40 e a 125km de Esquel, em estrada pavimentada em excelentes condições. No parque o caminho é de rípio em estado razoável, qualquer veículo consegue transitar.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: Gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Ruta 43 (Chos Malal)

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Essa linda e pouco conhecida estrada começa depois da cidade de Chos Malal.
Recomendamos abastecer o tanque do combustível nessa cidade pois as opções de postos de combustível ao longo da Ruta 43 são escassas. Além da belíssima paisagem que acompanha todo o trajeto, vale a pena conhecer: Mirador La Puntilla (fica a 7km de Las Ovejas, o mirante é conhecido também como Mirante de Óvnis, porque em Las Ovejas os relatos de pessoas que avistaram luzes e óvnis são comuns. Dizem que no local existe um portal cósmico); Los Bolillos, que são incríveis formações rochosas (fica a 19km do povoado de Varvarco, num desvio à esquerda); Mirador do Cajón del Atreuco (fica a 21km do povoado de Varvarco); Los Tachos, onde está uma trilha de 1km que leva até geysers que podem ser vistos bem de perto e estão ativos durante o dia todo (fica a 15km do Mirador do Cajón del Atreuco num desvio à direta); Termas Águas Calientes, que são gratuitas (fica a 10km do Mirador do Cajón del Atreuco).
Localização: Depois de Chos Malal por 96km o caminho é pavimentado e está em excelente estado até Las Ovejas. Depois, o caminho se torna de rípio/cascalho em estado razoável, com alguns trechos bem ruins, mas qualquer veículo consegue transitar.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Museo Paleontológico Municipal Ernesto Bachmann

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Para quem gosta de Paleontologia ou para aqueles que estiverem passando pela Ruta 22 perto de Neuquén, esse museu vale a visita. Ele possui diversas informações sobre os fósseis descobertos na região, com destaque para o Giganotosaurus Carolinii, um dos maiores dinossauros carnívoros de todos os tempos. Também possui réplicas e algumas peças originais dos fósseis.
Localização: Villa El Chocón, a 350km de San Martín de Los Andes e 85km de Neuquén, em estrada totalmente pavimentada em excelentes condições. Para quem tiver um tempo a mais, é possível ver pegadas de dinossauros em Villa el Chocón também, estão um pouco abandonadas, mas ainda assim, impressionam. Para encontrar as pegadas é só pesquisar no Google Maps Sitio de Pisadas ou Huellas de Dinosaurios.
Aberto diariamente das 9h às 18h30.
Valor do ingresso por pessoa: 2.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Volcan Batea Mahuida – Villa Pehuenia

Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche

Nesse simpático povoado é possível visitar um vulcão inativo, o Batea Mahuida. A atração se encontra em território mapuche e na entrada é cobrado o ingresso e fornecido um mapa do local. É possível estacionar em dois locais distintos para caminhar até o vulcão. O que chega mais perto é acessível apenas para veículos 4×4. Aqueles que estacionam mais longe, como foi o nosso caso, vão enfrentar uma caminhada com subida íngreme, com duração de 1h até chegar no cume. Ao chegar no topo, a visão da laguna no centro do vulcão e dos vulcões ao redor impressionam.
Localização: Villa Pehuenia está a 313km de Nequén, desses, 50km são de rípio/cascalho, em estado razoável e o restante em estrada pavimentada em boas condições. De San Martín de Los Andes a distância é de 210km, desses, 80km são de rípio/cascalho, em estado razoável e o restante em estrada pavimentada em excelentes condições. O vulcão está a 8km do centro de Villa Pehuenia, a maior parte em estrada de rípio/cascalho, em estado razoável.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: 5.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Encontre mais destinos em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima