As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Paraguai, Brasil e Argentina, entre os séculos 16 e 18. No Paraguai, é possível conhecer 3 ruínas dessas missões. Todas elas ficam próximas à cidade de Encarnácion, que faz divisa com Posadas, na Argentina.
Nós fizemos uma lista das Missões Jesuíticas Paraguaias – as 7 Melhores Atrações, que você pode conferir abaixo:
Clima: Os meses mais chuvosos e mais quentes são outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.
1. La Santísima Trinidad de Paraná
Fundada em 1706, é a mais extensa das missões paraguaias e foi Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Na entrada fica um museu onde estão algumas peças feitas nas missões jesuíticas e também é possível assistir a um curto vídeo informativo sobre o lugar. Saindo do museu, estão as construções, onde é possível ver as ruínas da igreja, do campanário, de uma cripta e de casas que abrigaram os indígenas e os jesuítas. Também é possível ver um espetáculo de imagem e som que conta um pouco mais sobre a história das ruínas.
Localização: Fica em Trinidad, cidade a 38km de Encarnación. A estrada está pavimentada e em excelentes condições.
Aberto diariamente das 7h às 19h. O show de imagem e som acontece de sexta a domingo às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: 30mil guaranis. O ingresso dá direito à entrada em todas as ruínas: La Santísima Trinidad de Paraná, Jesús de Tavarangue e San Cosme y Damián.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Misiones Jesuiticas Guaranis
2. Jesús de Tavarangue
Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, devido à expulsão da Companhia de Jesus do Paraguai, esta missão ficou inacabada. A igreja estava sendo construída como uma réplica da Igreja de Santo Inácio de Loyola, na Itália, em estilo mourisco.
Localização: Fica em Trinidad, cidade a 47km de Encarnación. A estrada está pavimentada e em excelentes condições.
Aberto de segunda a quinta das 7h às 18h e de sexta a domingo das 7h às 17h30.
Valor do ingresso por pessoa: 30mil guaranis. O ingresso dá direito à entrada em todas as ruínas: La Santísima Trinidad de Paraná, Jesús de Tavarangue e San Cosme y Damián.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Misiones Jesuiticas Guaranis
3. Reducciones Jesuíticas de San Cosme y Damián
Foi fundada em 1632 e o padre que a fundou, porque se curou da varíola, batizou a missão em homenagem a Santo Cosme e a Santo Damián, irmãos gêmeos e médicos famosos e milagreiros.
Localização: Fica em San Cosme y Damián, cidade a 80km de Encarnación. A estrada está pavimentada e em excelentes condições.
Aberto diariamente das 7h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: 30mil guaranis. O ingresso dá direito à entrada em todas as ruínas: La Santísima Trinidad de Paraná, Jesús de Tavarangue e San Cosme y Damián.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Misiones Jesuiticas Guaranis
4. Redução Jesuíta San Ignacio Guazú
Esta redução jesuíta foi oficialmente estabelecida em 1609 sob o nome de “San Ignacio Guazú” para não confundi-la com a missão de “San Ignacio Miní” na Argentina. Hoje no local está o Museu Diocesano de Arte Jesuíta, que abriga estátuas de santos e objetos de grande valor, assim como manuscritos e cerâmicas arqueológicas.
Localização: Fica em San Ignacio, cidade a 130km de Encarnación. A estrada está pavimentada e em excelentes condições.
Aberto de terça a sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h e sábado das 8h às 12h
Valor do ingresso por pessoa: 10mil guaranis.
5. Capela de Nossa Senhora de Loreto e Museu Santa Maria de Fé
Na capela estão preservados fragmentos da Igreja Antiga, mas o mais marcante são os afrescos da época, pintados nas paredes e esculturas. O local foi reformado e se tornou um museu.
Localização: Fica em Santa Rosa de Lima, cidade a 170km de Encarnación. A estrada está pavimentada e em excelentes condições.
Aberto de terça a sábado das 7h30 às 11h30.
6. Museu Tesouros Jesuíticos
Na cidade de Santiago fica o melhor centro histórico urbano-jesuítico, com casas indígenas delimitando a sua praça. No local está um museu de grande valor e uma igreja.
Localização: Fica em Santiago, cidade a 125km de Encarnación. A estrada está pavimentada e em excelentes condições.
Aberto de terça a domingo das 8h às 11h e das 13h às 16h
Neste roteiro é possível incluir facilmente uma visita às Ruínas de San Ignacio Miní, que ficam na Argentina, a apenas 90km de Encarnación:
7. Ruínas de San Ignacio Miní
Fundada em 1610, a missão jesuítica de San Ignácio Miní foi um local construído pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios e foi Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1984. Na entrada fica um museu onde estão algumas peças feitas nas missões jesuíticas. Saindo do museu, estão as ruínas, cuja atração principal é a igreja, que mede 74 metros de comprimento e 24 metros de largura. Também é possível ver um espetáculo de imagem e som que conta um pouco mais sobre a história das ruínas. O passeio pode continuar ao longo das Reduções Jesuítico-Guaranis de Nossa Senhora de Loreto, Santa Ana, Corpus Christi e Santa Maria La Mayor. Todas elas foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco e podem ser visitados com o mesmo ingresso das Ruínas de San Ignacio Mini.
Localização: Fica na cidade de San Ignacio.
Aberto diariamente das 7h30 às 18h30. O show de imagem e som acontece todos os dias às 20h30.
Valor do ingresso por pessoa: 10mil pesos.
Missões Jesuíticas Paraguaias – As 7 Melhores Atrações
As 9 Melhores Atrações de Assunção
conteúdo
- 1 As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Paraguai, Brasil e Argentina, entre os séculos 16 e 18. No Paraguai, é possível conhecer 3 ruínas dessas missões. Todas elas ficam próximas à cidade de Encarnácion, que faz divisa com Posadas, na Argentina. Nós fizemos uma lista das Missões Jesuíticas Paraguaias – as 7 Melhores Atrações, que você pode conferir abaixo:
- 2 1. La Santísima Trinidad de Paraná
- 3 2. Jesús de Tavarangue
- 4 3. Reducciones Jesuíticas de San Cosme y Damián
- 5 4. Redução Jesuíta San Ignacio Guazú
- 6 7. Ruínas de San Ignacio Miní