As 8 Melhores Atrações de El Calafate

Glaciar Perito Moreno

Essa cidade abriga umas das joias da Patagônia Argentina: O Glaciar Perito Moreno.
Também conta com uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica.
El Calafate possui inúmeros atrativos turísticos e está numa região belíssima, por isso nesse guia selecionamos as 8 melhores atrações de El Calafate e região:

1. Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares foi criado em 1937, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1981 e abriga o terceiro maior campo de gelo continental atual do planeta. Ele tem uma área de 726.927ha e é o parque mais extenso do Sistema Nacional de Áreas Protegidas da Argentina. Na entrada é entregue um folheto com um mapa e informações sobre o parque. O parque está localizado nas cidades de El Calafate e El Chaltén. Em El Calafate é possível fazer trekking sobre gelo, passeios de barco, e a caminhada nas passarelas de onde se observa de pertinho o Glaciar Perito Moreno, o único glaciar do mundo que atualmente está aumentando. São 4,5km de passarelas com acessibilidade, e diversos mirantes. A dica aqui é caminhar sem pressa e ficar atento aos desprendimentos de geleira que ocorrem quase que diariamente. É espetacular.
Localização: O estacionamento de onde se iniciam as passarelas está a 77km do centro de El Calafate, em estrada pavimentada em excelente estado. A dica aqui é não deixar o carro no primeiro estacionamento que aparecer, vá até o estacionamento onde está o centro de visitantes, que inclusive possui banheiros, uma loja e lanchonete
Aberto diariamente de 1º de setembro a 30 de abril, das 8h às 18h e de 1º de maio a 31 de agosto, das 9h às 16h.
Valor do ingresso por pessoa: 30.000 pesos. Se houver uma segunda visita ao parque em 72 horas, há um desconto de 50% no valor do ingresso.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Los Glaciares

Caminhadas na geleira Perito Moreno
Os passeios oferecem como atividade trekking sobre a geleira entre suas fendas, cavernas, lagoas e enormes massas de gelo. Há duas excursões deste tipo em El Calafate:
Minitrekking: uma curta caminhada na geleira, com duração de uma hora e meia. Este passeio pode ser feito de julho a maio, e sua duração com traslados incluídos é de cerca de 10 horas.
Big Ice: essa caminhada dura três horas e meia, incluindo meia hora para o almoço no Glaciar Perito Moreno. Este passeio está disponível de 15 de setembro até 30 de abril.
Ambos os passeios incluem um guia em espanhol, inglês ou português; traslado de ônibus de El Calafate para o porto e equipamentos para caminhar no gelo.
Os passeios são bem concorridos, por isso o ideal é reservar antes. Mas é possível comprar os ingressos no próprio porto dentro do Parque los Glaciares, de onde saem os passeios.
Mais informações em:
Hielo y Aventura

2. Reserva Ecológica Municipal Laguna Nimez

Essa reserva fica na margem do Lago Argentino e abriga uma grande diversidade de espécies de aves residentes e migratórias. Na entrada é fornecido um folheto com um mapa e informações sobre a reserva. O local conta com um caminho interpretativo de 3km de rota fácil, com cartazes, mirantes e observatórios de aves.
Localização: Fica a 800m da avenida principal de El Calafate.
Aberto diariamente das 9h30 às 19h30.
Valor do ingresso por pessoa: 10.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Reserva Ecológica Municipal Laguna Nimez

3. Punta Walichu

Punta Walichu é um sítio arqueológico localizado perto de El Calafate. No local estão pinturas rupestres que datam de milhares de anos. A taxa de entrada inclui uma visita guiada ao local.Também é possível fazer uma visita auto guiada com fones de ouvido.
Localização: Fica a 8km da avenida principal de El Calafate, parte do trajeto em estrada não pavimentada em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 10h30 às 16h30.
Valor do ingresso por pessoa: 17.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Uma visita para El Calafate pode ser combinada com:

4. El Chaltén

A Capital do Trekking da Argentina. Existem oito trilhas que começam diretamente da cidade e quatro que começam mais ao norte, na Reserva Provincial Lago del Desierto. Essa pequena e aconchegante cidade recebe milhares de turistas ávidos por explorar suas trilhas. A dica aqui é parar no centro de visitantes na entrada da cidade e receber as informações e o mapa com as indicações das trilhas.

Caminhadas curtas:

Los Cóndores – Las Águilas (nível fácil, duração de 2h, distância ida e volta de 6km, no mirador no final da trilha é possível avistar condores), Chorrillo Del Salto (nível fácil, duração de 3h, distância ida e volta de 7km, no final da trilha está uma bela cascata), Mirador del Torre (nível fácil, duração de 3h, distância ida e volta de 7km, no final da trilha está o mirante panorâmico dos Cerros Solo, cordón Adela e o Cerro Torre), Lagun Capri (nível fácil, duração de 3h, distância ida e volta de 8km, a trilha segue o começo da mesma trilha da Laguna de los Três, tem vistas para o Fitz Roy e no final dela está a Laguna Capri).

Caminhadas Longas:

Trilha do Fitz Roy

Trilha do Fitz Roy e Laguna de los Três: A trilha mais famosa de El Chaltén tem uma dificuldade média a alta e um percurso de 25km, feitos normalmente de 8h a 9h ida e volta. É uma conquista chegar até o fim da trilha e encarar o Fitz Roy de frente.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: Gratuito.
Possui estacionamento: Sim, que fica no final da Avenida San Martin de El Chaltén.

Trilha da Laguna Torre

A trilha que leva até a Laguna Torre e à base do Cerro Torre está bem sinalizada, tem uma dificuldade média a alta e um percurso de 22km, feitos normalmente de 6h a 7h ida e volta. A trilha, apesar de longa, é mais fácil que a Trilha do Fitz Roy e Laguna de los Três.
Localização: O trekking inicia da Rua los Huemules.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa:
Gratuito.
Possui estacionamento:
Sim.

Trilha da Laguna Torre

5. Pliegue Tumbado

A trilha começa no Centro de Visitantes Ceferino Fonzo, onde está uma bifurcação com dois caminhos: à esquerda o caminho leva para o mirante Los Cóndores y Las Águilas, e à direita vai em direção ao Pliegue Tumbado y Laguna Toro/Paso del Viento. Tem nível moderado, duração de 7h, distância ida e volta de 21km, aberto de outubro a maio.

Caminhadas no Valle del Río De Las Vueltas (ficam em direção ao Lago del Desierto):
Piedra del Fraile: nível fácil, duração de 5h, distância ida e volta de 13km, aberto de novembro a abril, começa a partir da Rota Provincial 41, na ponte sobre o Rio Elétrico, a 16 km de El Chaltén.

Laguna Azul: nível fácil, duração de 2h, distância ida e volta de 5km, aberto de outubro a maio, custo de 19mil pesos por pessoa, localizada na Estancia Los Huemules, uma reserva natural privada localizada no caminho para o Lago Del Desierto, a 17 km de El Chaltén, aberta das 9h às 16h.

Laguna Diablo: nível fácil, duração de 5h, distância ida e volta de 14km, aberto de outubro a maio, custo de 19mil pesos por pessoa, localizada na Estancia Los Huemules, uma reserva natural privada localizada no caminho para o Lago Del Desierto, a 17 km de El Chaltén, aberta das 9h às 13h.

Glaciar Piedras Blancas: nível fácil, duração de 5h, distância ida e volta de 8km, aberto de outubro a maio, começa a partir da Rota Provincial 41, na ponte sobre o Rio Elétrico, a 16 km de El Chaltén.

Caminhadas no Lago del Desierto, que fica a 37km de El Chaltén: Glaciar Huemul (nível fácil, duração de 2h, distância ida e volta de 4km, aberto de setembro a maio), Hito Limítrofe Laguna Larga (nível moderado, duração de 4h, distância ida e volta de 9,5km, aberto de outubro a abril).

6. Parque Nacional Monte León

Nesse parque pouco conhecido da Argentina é possível ver os pinguins-de-magalhães de pertinho e o melhor, de graça. Também é possível ver lobos-marinhos, guanacos, choiques e várias espécies de aves. O registro no centro de visitantes é obrigatório. Os pontos de interesse do parque são: Mirador Cabeza de León, Sendero Pinguinera, Sendero Lobería y Cabeza del León, Mirador Isla Monte León, Playa Área Recreativa Juan Quiñonez.
Localização: Fica a 450km de El Calafate, em caminho pavimentado em excelente estado. Dentro do parque as estradas são de rípio/cascalho em bom estado.
Aberto diariamente de outubro a abril: das 9h às 20h e de maio a setembro: das 10h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa:
Gratuito.
Possui estacionamento:
Sim.
Site:
Monte León

Parque Nacional Monte León

7. Parque Nacional Patagônia

Parque Nacional Patagônia - Tierra de Colores

O parque foi criado em 2014, possui 106.424ha e é a primeira área que foi criada para proteger os planaltos de alta altitude de Santa Cruz, uma paisagem com numerosos cones vulcânicos, cânions e planícies com pastagens. No local é possível acampar e fazer 4 trilhas. Nós fizemos a trilha Tierra de Colores, que tem 4,8km, dificuldade baixa e duração de 1h45min e está bem demarcada.
Localização: Fica a 500km de El Calafate em estrada pavimentada em excelente estado.
Aberto 24h, todos os dias semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Patagonia

8. Cueva de Las Manos

Este sítio arqueológico abriga uma caverna onde estão pinturas de mãos, de guanacos e cenas de caça, que foram feitas pelos indígenas há 9mil anos. A visita é feita com a presença de um guia, que vai explicando e contextualizando como as pinturas foram feitas, o que representam, etc.
Localização: Fica a 450km de El Calafate, 70km em estrada pavimentada em excelente estado, 45km em estrada de rípio/cascalho em estado razoável. Também pode ser acessado através de uma trilha que começa no Parque Nacional Patagônia.
Aberto diariamente das 9h às 19h. As visitas guiadas acontecem de hora em hora, e possuem duração aproximada de 1 hora.
Valor do ingresso por pessoa:
12mil pesos.
Possui estacionamento:
Sim.

Cueva de Las Manos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima