Guia de Purmamarca

Purmamarca é um pequeno povoado mágico com origem pré-hispânica e que foi declarado Patrimônio Histórico Nacional. Purmamarca na língua Aymara significa “Povo da Terra Virgem” e o local preservou a sua cultura, com edifícios que combinam o estilo colonial com as peculiaridades dos materiais encontrados na região de Jujuy, como paredes de adobe e telhados de cardon.
A seguir, confira as melhores atrações de Purmamarca e região:

Cerro de los 7 Colores

Essa montanha colorida se encontra em Purmamarca e pode ser apreciada de mirantes que estão na localidade ou através do Caminho dos Colorados, que pode ser feito a pé ou de carro. O melhor horário para se apreciar as cores do cerro é ao amanhecer ou ao longo da manhã.
Localização: Fica em Purmamarca.
Altitude: 2.200 metros.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Dá para estacionar facilmente perto dos mirantes.

Cerro de los 7 Colores

Cuesta del Lipán e Salinas Grandes

A Ruta 52 leva até o Paso Jama. Logo após passar Purmamarca a estrada sobe quase 2mil metros de altitude em 17km, através da Cuesta del Lipán. Essa estrada em ziguezague está completamente pavimentada, mas exige atenção do motorista. Ao longo da Cuesta estão mirantes de onde se pode apreciar uma linda vista. Em Abra de Potrerillos está o ponto mais alto da Ruta e um marco que indica os 4.170m de altitude. Após o marco, a estrada desce até os 3.450m de altitude e passa as Salinas Grandes, o quarto salar mais grande da América do Sul. Ele começou a ser formado há 10 milhões de anos e era uma bacia de água salgada. Ocorreu um processo de evaporação da água e o sal ficou, dando origem ao salar. No local, a partir das 8h30, há informações turísticas, artesanatos e banheiros disponíveis.
Altitude: O ponto mais alto atinge os 4.170 metros.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: A única cobrança é feita no salar, a partir das 8h30, no valor de 2.000 pesos.
Possui estacionamento: Nos mirantes existem locais para estacionar o veículo com facilidade.

Iruya

Esse pequeno povoado foi construído no meio de montanhas coloridas. A dica aqui é caminhar sem pressa, apreciar as construções feitas de adobe, conhecer a Igreja Nuestra Senora del Rosario y San Roque, ir até os 2 mirantes principais (Mirador de la Cruz e Mirador el Cóndor) e curtir a linda paisagem. Não esqueça de caminhar devagar por conta da altitude.
Localização: Fica a 73km de Humahuaca, sendo 29km em estrada pavimentada em excelentes condições pela Ruta 9 e o restante em estrada não pavimentada em condições razoáveis.
Altitude: 2.700m.

Cerro de Los 14 Colores

Para chegar ao Mirador da Quebrada de Humahuaca e descobrir suas 14 cores é preciso ir até a localidade de Humahuaca. É fundamental estar bem agasalhado pois venta muito. No local há banheiros e uma pequena feira. Do estacionamento já dá para avistar o Cerro, no entanto, existe uma trilha de cerca de 1km que leva a um mirante de onde é possível vê-lo ainda mais de perto. Na ida, a pequena trilha é só descida, na volta, a subida cansa bastante em função da altitude. Caminhe devagar!
Localização: Fica a 25km do centro de Humahuaca, em caminho de rípio/cascalho em bom estado, qualquer veículo consegue transitar.
Aberto de segunda a sexta das 9h às 12h30 e das 14h às 17h; sábado, domingo e feriados das 9h às 13h.
Altitude: 4.350 metros.
Aberto diariamente das 10h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 500 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Pucará de Tilcara

O Pucará, que significa Fortaleza, se encontra na cidade de Tilcara. Ele foi feito pelos povos pré-incas, os Omaguacas, e foi construído em um local estratégico. No século XV a fortaleza foi invadida pelo incas, que destruíram boa parte do lugar. No século 20 o arqueólogo Juan Bautista Ambrosetti descobriu o sítio arqueológico. Em 1935 foi construída uma pirâmide no ponto mais alto das ruínas em homenagem a alguns arqueólogos, porém a obra, além de não corresponder ao estilo de construção do povo Omaguaca, destruiu parte das ruínas que estava no local. É preciso caminhar bastante para conhecer a fortaleza e ver as ruínas das casas, dos locais de cerimônias e dos cemitérios. A atração também conta com um jardim de cactus, o Jardim Botânico de Altura.
Localização: Fica a 2km do centro de Tilcara.
Altitude: 2.500 metros.
Aberto diariamente das 9h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 8.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.

Paleta do Pintor

Essa montanha colorida dá para ser avistada da Ruta 9.
Localização: Fica na Ruta 9, em Maimará.
Altitude:
2.300 metros.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa:
gratuito.
Possui estacionamento:
Dá para estacionar facilmente ao longo da rodovia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima