Chegar ao fim do mundo está na lista de desejos de praticamente todo viajante, ainda mais daqueles que viajam com o próprio veículo. São várias atrações turísticas que a região tem a oferecer, mas chegar aqui e caminhar ao longo das suas ruas, do seu porto e poder tirar a clássica foto da placa do fim do mundo já vale a pena.
Para chegar até Ushuaia é preciso embarcar no ferry que sai de Punta Delgada, atravessa o Estreito de Magalhães e se encontra em território Chileno. O custo da travessia é de 18.000 pesos chilenos, valor que pode ser pago em pesos argentinos também. Nesse caso, é feita a conversão do valor de pesos chilenos para pesos argentinos de acordo com a cotação do dia. O valor é pago dentro do ferry. A travessia até Cruce Bahía Azul dura cerca de 30min. Algumas vezes o ferry pode balançar bastante devido às condições de navegação ou pode ser que nem esteja operando. De manhã cedo às vezes é possível avistar golfinhos ao longo da travessia. Ao chegar em Cruce Bahía Azul é necessário ir até o Paso San Sebastian para entrar na Argentina.
Depois disso se percorre quase 200km pelos campos da terra de fogo até que a paisagem começa a mudar e as montanhas a aparecer. Ao longo do caminho existem mirantes onde dá para apreciar belas vistas do Lago Fagnano e do Lago Escondido. No ponto mais alto da Ruta Nacional 3 está o Paso Garibaldi, um mirante de onde se vê ambos os lagos. Depois a estrada começa a descer até chegar em Ushuaia e no seu famosíssimo pórtico. O caminho inteiro está pavimentado e em excelente estado.
Clima: O clima é instável em qualquer época do ano. Os meses mais frios são junho, julho e agosto, mas mesmo no verão a temperatura não costuma passar dos 15ºC.
Não deixe de visitar:
Laguna Esmeralda
Esse passeio pode ser feito com agência ou por conta própria. O trekking tem 9,4km no total, e leva cerca de 4h de caminhada. É considerada uma trilha de nível fácil e o caminho é bem sinalizado. O primeiro trecho passa por um bosque mais fechado. Depois começa o turbal, que é uma vegetação esponjosa, que deixa o terreno alagado, o que dificulta um pouco a caminhada, e em alguns pontos foram feitas passarelas de madeira para facilitar a travessia. Depois a trilha sobe um pouco para logo chegar na bela Laguna Esmeralda.
Localização: Fica a 18km de Ushuaia, na Ruta Nacional 3, em estrada pavimentada e em excelente estado.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim. A localização no google maps do estacionamento de onde se inicia a trilha é Parking Laguna Esmeralda, que fica um pouco antes do Valle de Lobos.
Glaciar Martial
Esse passeio pode ser feito com agência ou por conta própria. Para fazer o passeio existem duas possibilidades de trilha, ambas começam do teleférico que fica em frente a Casa de Té, uma casa de chá bem charmosa: uma trilha é por dentro do bosque e a outra num caminho aberto pela montanha. Dá para subir até o glaciar de teleférico também, mas nem sempre ele está funcionando ao longo do ano. A trilha durante a primavera e o verão é bem visível, possui 3km e leva cerca 4h de caminhada. A primeira parte da trilha tem uma boa subida. Depois o terreno fica mais plano, mas é só por um pequeno trecho, logo a frente, mais subida até chegar no Glaciar.
Localização: Fica a 7km de Ushuaia, em estrada pavimentada e em excelente estado.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
O tour tradicional, com duração de 3h, passa pela Ilha dos Lobos Marinhos, a Ilha dos Pássaros e o Farol Les Eclaireurs, chamado de Farol do Fim do Mundo. Em cada local a embarcação para por alguns instantes para todo mundo observar as atrações com tranquilidade. As embarcações são confortáveis, possuem banheiros e cafeteria. O passeio sai do cais turístico da cidade e pode ser contratado por lá mesmo, no local estão várias agências de turismo. Nós fizemos o passeio com a Rumbo Sur e gostamos bastante do tour. Os horários de saída dependem das condições climáticas e da agência escolhida. O valor do passeio é de cerca de R$ 500,00
Parque Nacional Tierra del Fuego
O parque é a área protegida mais ao sul da Argentina, foi criado em 1960 e tem uma área de 69.909ha. No local está a famosa placa do final da Ruta Nacional 3, na Bahía Lapataia. O parque possui um centro de visitantes com banheiros e uma cafeteria e na Bahia Ensenada está o Correo del Fin del Mundo, o correio mais austral do planeta e onde dá para carimbar o passaporte (serviço pago). Também é possível andar no Tren del Fin del Mundo. Além disso, conta com 40km de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e extensões.
Nós fizemos a Senda la Baliza (possui uma distância de 1.200m, percurso 30min, está bem sinalizada, começa nas passarelas da Bahía Lapataia e chega até a costa do Canal Beagle), a Senda do Mirador Lapataia (fica um pouco antes da placa do final da Ruta 3, a esquerda, tem pouco menos de 2km ida e volta e uma linda vista de cima da baía); o Sendero Castorera (tem apenas 200m e é interessante para ver o estrago que a introdução, em 1946, de 25 pares de castor fizeram aqui); a trilha da Cascada Río Pipo (inicia no estacionamento do Campamento Río Pipo e segue pela margem do rio até a cachoeira. Percurso de 30min, 931m e nível fácil). Em algumas épocas do ano algumas atividades e trilhas podem não estar funcionando.
Localização: Fica a 10km de Ushuaia, na Ruta Nacional 3, em estrada pavimentada. Dentro do parque a estrada é de rípio/cascalho em bom estado.
Aberto diariamente das 8h às 20h.
Valor do ingresso por pessoa: 30.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Tierra del Fuego
Informações sobre as trilhas:
Senderos del Parque Nacional Tierra del Fuego
Informações sobre o trem:
Tren del Fin del Mundo
Museu Marítimo Do Presídio De Ushuaia
No século XX, Ushuaia era conhecida como a Alcatraz da Argentina. Inúmeros condenados foram banidos para este canto mais distante do mundo. No seu auge, mais de 800 prisioneiros teriam vivido no local. Hoje é possível visitar a antiga prisão.
Aberto diariamente das 12h às 20h.
Valor do Ingresso por pessoa: 70mil pesos
Guia da Península Valdés
Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche
As 8 Melhores Atrações de El Calafate
As 14 Melhores Atrações de Mendoza
As 18 Melhores Atrações de Cafayate
Guia de Purmamarca
As 14 Melhores Atrações de Córdoba
As 12 Melhores Atrações de Salta
As 25 Melhores Atrações de Buenos Aires
Guia de Ushuaia
conteúdo
- 1 Chegar ao fim do mundo está na lista de desejos de praticamente todo viajante, ainda mais daqueles que viajam com o próprio veículo. São várias atrações turísticas que a região tem a oferecer, mas chegar aqui e caminhar ao longo das suas ruas, do seu porto e poder tirar a clássica foto da placa do fim do mundo já vale a pena.
- 2 Laguna Esmeralda
- 3 Glaciar Martial
- 4 Navegação Canal Beagle
- 5 Parque Nacional Tierra del Fuego
- 6 Museu Marítimo Do Presídio De Ushuaia
- 6.0.1 ARGENTINA
- 6.0.2 Guia da Península Valdés
- 6.0.3 Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche
- 6.0.4 As 8 Melhores Atrações de El Calafate
- 6.0.5 As 14 Melhores Atrações de Mendoza
- 6.0.6 As 18 Melhores Atrações de Cafayate
- 6.0.7 Guia de Purmamarca
- 6.0.8 As 14 Melhores Atrações de Córdoba
- 6.0.9 As 12 Melhores Atrações de Salta
- 6.0.10 As 25 Melhores Atrações de Buenos Aires
- 6.0.11 Guia de Ushuaia