Guia de Ushuaia

Portico Entrada Ushuaia

Chegar ao fim do mundo está na lista de desejos de praticamente todo viajante, ainda mais daqueles que viajam com o próprio veículo. São várias atrações turísticas que a região tem a oferecer, mas chegar aqui e caminhar ao longo das suas ruas, do seu porto e poder tirar a clássica foto da placa do fim do mundo já vale a pena.

Para chegar até Ushuaia é preciso embarcar no ferry que sai de Punta Delgada, atravessa o Estreito de Magalhães e se encontra em território Chileno. O custo da travessia é de 18.000 pesos chilenos, valor que pode ser pago em pesos argentinos também. Nesse caso, é feita a conversão do valor de pesos chilenos para pesos argentinos de acordo com a cotação do dia. O valor é pago dentro do ferry. A travessia até Cruce Bahía Azul dura cerca de 30min. Algumas vezes o ferry pode balançar bastante devido às condições de navegação ou pode ser que nem esteja operando. De manhã cedo às vezes é possível avistar golfinhos ao longo da travessia. Ao chegar em Cruce Bahía Azul é necessário ir até o Paso San Sebastian para entrar na Argentina.
Depois disso se percorre quase 200km pelos campos da terra de fogo até que a paisagem começa a mudar e as montanhas a aparecer. Ao longo do caminho existem mirantes onde dá para apreciar belas vistas do Lago Fagnano e do Lago Escondido. No ponto mais alto da Ruta Nacional 3 está o Paso Garibaldi, um mirante de onde se vê ambos os lagos. Depois a estrada começa a descer até chegar em Ushuaia e no seu famosíssimo pórtico. O caminho inteiro está pavimentado e em excelente estado.

Clima: O clima é instável em qualquer época do ano. Os meses mais frios são junho, julho e agosto, mas mesmo no verão a temperatura não costuma passar dos 15ºC.

Não deixe de visitar:

Laguna Esmeralda

Esse passeio pode ser feito com agência ou por conta própria. O trekking tem 9,4km no total, e leva cerca de 4h de caminhada. É considerada uma trilha de nível fácil e o caminho é bem sinalizado. O primeiro trecho passa por um bosque mais fechado. Depois começa o turbal, que é uma vegetação esponjosa, que deixa o terreno alagado, o que dificulta um pouco a caminhada, e em alguns pontos foram feitas passarelas de madeira para facilitar a travessia. Depois a trilha sobe um pouco para logo chegar na bela Laguna Esmeralda.
Localização: Fica a 18km de Ushuaia, na Ruta Nacional 3, em estrada pavimentada e em excelente estado.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim. A localização no google maps do estacionamento de onde se inicia a trilha é Parking Laguna Esmeralda, que fica um pouco antes do Valle de Lobos.

Laguna Esmeralda

Glaciar Martial

Esse passeio pode ser feito com agência ou por conta própria. Para fazer o passeio existem duas possibilidades de trilha, ambas começam do teleférico que fica em frente a Casa de Té, uma casa de chá bem charmosa: uma trilha é por dentro do bosque e a outra num caminho aberto pela montanha. Dá para subir até o glaciar de teleférico também, mas nem sempre ele está funcionando ao longo do ano. A trilha durante a primavera e o verão é bem visível, possui 3km e leva cerca 4h de caminhada. A primeira parte da trilha tem uma boa subida. Depois o terreno fica mais plano, mas é só por um pequeno trecho, logo a frente, mais subida até chegar no Glaciar.
Localização: Fica a 7km de Ushuaia, em estrada pavimentada e em excelente estado.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Glaciar Martial

Navegação Canal Beagle

O tour tradicional, com duração de 3h, passa pela Ilha dos Lobos Marinhos, a Ilha dos Pássaros e o Farol Les Eclaireurs, chamado de Farol do Fim do Mundo. Em cada local a embarcação para por alguns instantes para todo mundo observar as atrações com tranquilidade. As embarcações são confortáveis, possuem banheiros e cafeteria. O passeio sai do cais turístico da cidade e pode ser contratado por lá mesmo, no local estão várias agências de turismo. Nós fizemos o passeio com a Rumbo Sur e gostamos bastante do tour. Os horários de saída dependem das condições climáticas e da agência escolhida. O valor do passeio é de cerca de R$ 500,00

Navegação Canal Beagle

Parque Nacional Tierra del Fuego

O parque é a área protegida mais ao sul da Argentina, foi criado em 1960 e tem uma área de 69.909ha. No local está a famosa placa do final da Ruta Nacional 3, na Bahía Lapataia. O parque possui um centro de visitantes com banheiros e uma cafeteria e na Bahia Ensenada está o Correo del Fin del Mundo, o correio mais austral do planeta e onde dá para carimbar o passaporte (serviço pago). Também é possível andar no Tren del Fin del Mundo. Além disso, conta com 40km de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e extensões.
Nós fizemos a Senda la Baliza (possui uma distância de 1.200m, percurso 30min, está bem sinalizada, começa nas passarelas da Bahía Lapataia e chega até a costa do Canal Beagle), a Senda do Mirador Lapataia (fica um pouco antes da placa do final da Ruta 3, a esquerda, tem pouco menos de 2km ida e volta e uma linda vista de cima da baía); o Sendero Castorera (tem apenas 200m e é interessante para ver o estrago que a introdução, em 1946, de 25 pares de castor fizeram aqui); a trilha da Cascada Río Pipo (inicia no estacionamento do Campamento Río Pipo e segue pela margem do rio até a cachoeira. Percurso de 30min, 931m e nível fácil). Em algumas épocas do ano algumas atividades e trilhas podem não estar funcionando.
Localização: Fica a 10km de Ushuaia, na Ruta Nacional 3, em estrada pavimentada. Dentro do parque a estrada é de rípio/cascalho em bom estado.
Aberto diariamente das 8h às 20h.
Valor do ingresso por pessoa:
30.000 pesos.
Possui estacionamento:
Sim.
Site:
Tierra del Fuego
Informações sobre as trilhas:
Senderos del Parque Nacional Tierra del Fuego
Informações sobre o trem:
Tren del Fin del Mundo

Parque Nacional Tierra del Fuego

Museu Marítimo Do Presídio De Ushuaia


No século XX, Ushuaia era conhecida como a Alcatraz da Argentina. Inúmeros condenados foram banidos para este canto mais distante do mundo. No seu auge, mais de 800 prisioneiros teriam vivido no local. Hoje é possível visitar a antiga prisão.
Aberto diariamente das 12h às 20h.
Valor do Ingresso por pessoa: 70mil pesos

Guia de Purmamarca

Purmamarca é um pequeno povoado mágico com origem pré-hispânica e que foi…
Ler mais

Guia de Ushuaia

Chegar ao fim do mundo está na lista de desejos de praticamente…
Ler mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima