Quem nunca ouviu falar a respeito de Bariloche?
Aqui são inúmeras as opções de hospedagem, de gastronomia, de lazer…entre elas, esquiar. São 53 pistas de ski em Bariloche, o que faz com que muitas pessoas visitem a cidade no inverno, mas a verdade é que Bariloche pode ser visitada em todas as estações do ano.
Um alerta aos viajantes que estão de veículo próprio: Quando for visitar o centro de Bariloche estacione em locais pagos. Várias pessoas nos alertaram que os furtos de objetos dentro de veículos é recorrente na cidade, inclusive na primeira vez que visitamos a cidade não sabíamos disso, deixamos nosso carro estacionado na rua e houve uma tentativa de arrombamento do porta-malas. Por sorte não foram bem-sucedidos. Recomendamos o estacionamento que fica na Rua Palacios, na frente da Pizzaria Mafalda.
Confira abaixo os melhores passeios de Bariloche:
Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche
Circuito Chico
Esta rota circular panorâmica de 60km é um dos passeios mais conhecidos de Bariloche e passa pela Avenida Exequiel Bustillo e a Ruta Provincial 77. É possível percorrer o circuito com uma excursão, de veículo próprio ou de bicicleta. As paradas ao longo do caminho podem variar, mas normalmente incluem: Playa Bonita, Cerro Campanario, Loja da rosa mosqueta, Capela San Eduardo, Trilha dos Arrayanes, Puente Arroyo La Angostura e o Punto Panoramico.
Centro Cívico
O primeiro da Argentina, declarado Monumento Histórico Nacional em 1987. Sua arquitetura foi influenciada pelo estilo predominante nas regiões montanhosas e de bosque da Europa e Estados Unidos. São várias construções ao redor do Centro Cívico, destacando-se o Museu da Patagônia Francisco P. Moreno, o Correio Municipal, e o monumento a Julio Roca.
Localização: Centro de Bariloche.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Catedral de Bariloche
Inaugurada em 1946, foi construída em estilo neogótico, possui grandes muros, uma enorme cúpula decorada e lindos vitrais.
Localização: Centro de Bariloche.
Aberto diariamente das 8h30 às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Site:
Catedral de Bariloche
Cerro Campanário
No topo do Cerro, a 1.050m, estão vários mirantes que proporcionam as melhores vistas de Bariloche. No local também está uma cafeteria e banheiros. A subida pode ser feita de teleférico, que demora 7min para subir, ou a pé, numa trilha de 30min de nível moderado, já que é só de subida.
Localização: 17km do centro de Bariloche.
O teleférico funciona todos os dias das 9h às 18h30.
Valor do ingresso por pessoa: se a subida for a pé é gratuito, já o teleférico tem o custo de 10.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim (apesar da placa que indica que o estacionamento só pode ser utilizado para aqueles que irão subir de teleférico, quem subir a pé pode estacionar no local também).
Site:
Cerro Campanario
Cervejaria Patagônia
Um dos refúgios da marca de cerveja Patagônia e o que tem a vista mais linda. O local possui um ambiente interno (normalmente fica lotado, melhor reservar) e externo, e é possível fazer um tour cervejeiro com harmonização.
Localização: 24km do centro de Bariloche.
Aberto diariamente das 12h às 00h.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Cervejaria Patagonia
Outras ótimas cervejarias em Bariloche são: Bachmann, Manush, Antares, Blest, Kutral, Kunstmann e Berlina.
Chocolate
Bariloche é conhecida como a capital do chocolate da Argentina e no centro da cidade estão dezenas de lojas que vendem o produto, algumas das mais conhecidas são Rapanuí, Mamuschka, Frantom e Chocolates del Turista.
Passeios de Barco
Os mais populares são da Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes e Puerto Blest e Cascata de Los Cántaros. Ambos partem do Puerto Pañuelo, perto do Hotel Llao Llao.
O passeio da Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes dura um dia inteiro ou meio dia e tem paradas no Bosque de Arrayanes e na Ilha Victoria, onde é possível fazer caminhadas.
O passeio para Puerto Blest dura um dia inteiro e passa em frente à ilha Centinela (lugar onde estão os restos mortais de Perito Francisco Moreno), e tem paradas na Cachoeira dos Cántaros e no porto Blest.
Atividades de Inverno
Entre os meses de junho e setembro Bariloche se torna um dos principais destinos da América do Sul para praticar atividades na neve, como esquiar. Os melhores locais na região para desfrutar dessas atividades são o Cerro Catedral (a principal estação de ski de Bariloche, fica a 19km do centro da cidade), o Cerro Otto (não é possível esquiar no centro, mas ele vale a visita pela famosa Confeitaria Giratória e pelas pistas de trenós, é possível chegar ao local de teleférico), Cerro Bayo (a estação de esqui fica a apenas 14km de distância da cidade de Villa La Angostura), Cerro Chapelco (a estação de esqui fica a 180km de distância de Bariloche, em San Martin de Los Andes) e o Cerro La Hoya (essa estação fica na cidade de Esquel a 300km de Bariloche).
Cerro Llao Llao
Para chegar no topo do Cerro é preciso fazer uma trilha de dificuldade baixa a moderada, duração de 1h, com 6 km de ida e volta, e elevação de 294m até o cume. A vista é de tirar o fôlego.
Localização: 26km do centro de Bariloche, no Parque Municipal Llao Llao.
Aberto diariamente das 8h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
Sendero Lago Escondido-Bahía de los Troncos
Outra trilha localizada no Parque Municipal Llao Llao. A trilha é de nível fácil e curta (30min). No final está o belo Lago Escondido.
Localização: 30km do centro de Bariloche, no Parque Municipal Llao Llao.
Aberto diariamente das 8h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Não, o carro fica estacionado na estrada.
Cerro Tronador e Ventisquero Negro
O Cerro Tronador é o mais alto da região e o Ventisquero Negro é o famoso glaciar de onde grandes blocos de gelo caem e fazem um enorme barulho, dando origem ao nome Tronador. As atrações ficam no Parque Nacional Nahuel Huapi.
Na entrada do parque é fornecido um mapa (não deixe de conferir o mapa com atenção pois estão todas as informações de distâncias e das atrações) e você pode escolher entre ir até a Cascata los Alerces e o Cerro Tronador. É praticamente impossível ir em ambas as atrações no mesmo dia com tranquilidade por conta das restrições de horário de circulação nas estradas do parque.
Ao longo do caminho até o Cerro Tronador estão vários mirantes (não deixe de parar no Mirador Lago Mascardi, que fica a 15km da entrada do parque), opções de trilha (nós fizemos a da Cascata Los Cesares, percurso de 3km e dificuldade baixa), hotéis, campings e restaurantes. O estacionamento do Ventisquero Negro fica a 6km de Pampa Linda e a Base do Cerro Tronador fica 1km mais adiante.
Não deixe de fazer na Base do Cerro Tronador a trilha até a Cascata Garganta del Diablo, de nível fácil e que pode ser percorrida em 40min.
Localização: A entrada do parque fica a 35km do centro de Bariloche, pela Ruta 40, em estrada pavimentada em excelentes condições. Da entrada do parque até a Base do Cerro Tronador são 40km em estrada de rípio/cascalho, em condições razoáveis.
O parque está aberto 24h, todos os dias da semana, porém, é preciso estar atento aos horários de circulação em 2 trechos das estradas do parque: o trecho que vai da entrada do parque até a bifurcação que leva ou para o Cerro Tronador ou para a Cascata los Alerces e o trecho depois de Pampa Linda.
Em ambos os caminhos existe restrição de horário de circulação:
Horário liberado (mão dupla): das 19h30 até às 9h.
Somente entrada: das 10h30 até às 14h.
Somente saída: das 16h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 6.500 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Ruta dos 7 lagos
Esse caminho percorre 110km de paisagens deslumbrantes. Os 7 lagos principais ao longo do trajeto são: Lácar, Machónico, Villarino, Falkner, Escondido, Correntoso e Espejo Grande, porém, dá para incluir no roteiro os lagos Hermoso, Traful, Espejo Chico e Nahuel Huapi. Esse passeio pode ser feito em um dia ou parando nas muitas opções hospedagens e campings ao longo do caminho.
Localização: Os 110km entre San Martín de Los Andes e Villa la Angostura são totalmente pavimentados. A estrada está em excelentes condições.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
Uma ida a Bariloche pode ser combinada com:
Parque Nacional los Arrayanes:
O parque foi criado em 1971 e protege exemplares da árvores arrayanes que possuem mais de 650 anos de idade e uma altura superior aos 15 metros. No parque é possível percorrer uma trilha de 12km compartilhada entre pedestres e ciclistas que liga a Villa La Angostura e a Floresta de Arrayanes, ao longo da Península de Quetrihué.
Localização: O parque se encontra em Villa La Angostura, que se está a 90km de Bariloche, em estrada pavimentada em excelentes condições. É possível chegar no parque através do passeio de Barco Ilha Victoria e Bosque de Arrayanes como mencionamos anteriormente.
Aberto diariamente das 8h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 15.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
San Martín de Los Andes
Essa cidade à beira do Lago Lácar merece ser explorada. Além das praias que ficam ao redor do lago e do charmoso centro, não deixe de visitar o Mirante Bandurrias, que está em território mapuche. No local existem banheiros e venda de lanches. Para quem estaciona o veículo no local a caminhada é muito curta e a vista do mirante é incrível.
Localização: A entrada do mirante está a 7km da Plaza San Martín, é possível fazer o trajeto a pé e de carro. O caminho não está pavimentado e possui muitas pedras soltas e ondulações, é necessário dirigir com cautela, mas qualquer veículo consegue transitar.
Valor do ingresso por pessoa: 1500 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Parque Nacional Lanín
Esse parque, criado em 1937, possui 412.000ha e paisagens espetaculares. Aqui é possível fazer trilhas, passear de catamarã, acampar, mas só o percurso de carro parando nos mirantes ao longo do caminho já vale muito a pena.
Localização: Uma das entradas do parque está a 66km de San Martín de Los Andes e a 26km de Junín de los Andes. Passando Junín de los Andes, após 15km de estrada pavimentada, o caminho se torna de rípio/cascalho em estado razoável, qualquer veículo consegue transitar.
Aberto diariamente das 8h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 15.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Parque Nacional Lanín
Parque Nacional Los Alerces
O parque foi criado em 1937 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2017. Ele possui 259.822ha e protege as florestas de alerces, espécie arbórea mais longeva e corpulenta da Argentina, que cresce extremamente devagar: um ou dois milímetros de diâmetro por ano. Um dos exemplares encontrados no Parque, conhecido como Abuelo (avô em português), tem quase 60 metros de altura, mais de 2,20 metros de diâmetro e 2.600 anos. No local é possível fazer trilhas, pesca, cavalgadas e passeios de catamarã. É importante se informar no centro de visitantes para saber quais atividades e trilhas estão disponíveis.
Localização: O parque possui 3 entradas: uma a 38km de Esquel, outra a 10km de Trevellín e a última a 26km de Cholila. Os caminhos que levam ao parque são parte pavimentados e parte de rípio/cascalho em bom estado.
Aberto no verão das 9h às 20h, e no inverno das 9h às 17h, todos os dias da semana. O centro de visitantes abre de segunda a sábado das 8h às 14h.
Valor do ingresso por pessoa: 15.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Parque Nacional Los Alerces
Parque Municipal Puerto Bonito
Nesse lindo e pouco conhecido parque está o Lago Epuyen. No local é possível andar de caiaque, pescar, fazer cavalgadas, caminhar no entorno do lago e por trilhas de diversos níveis de dificuldade. Nós fizemos a trilha da Piedra Pintada (de dificuldade baixa e duração de 1h) e da Bahia el Desafío (dificuldade média e duração de 1h45).
Localização: O parque se encontra em Epuyen, que está a 160km de Bariloche pela Ruta 40 e a 125km de Esquel, em estrada pavimentada em excelentes condições. No parque o caminho é de rípio em estado razoável, qualquer veículo consegue transitar.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: Gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
Ruta 43 (Chos Malal)
Essa linda e pouco conhecida estrada começa depois da cidade de Chos Malal.
Recomendamos abastecer o tanque do combustível nessa cidade pois as opções de postos de combustível ao longo da Ruta 43 são escassas. Além da belíssima paisagem que acompanha todo o trajeto, vale a pena conhecer: Mirador La Puntilla (fica a 7km de Las Ovejas, o mirante é conhecido também como Mirante de Óvnis, porque em Las Ovejas os relatos de pessoas que avistaram luzes e óvnis são comuns. Dizem que no local existe um portal cósmico); Los Bolillos, que são incríveis formações rochosas (fica a 19km do povoado de Varvarco, num desvio à esquerda); Mirador do Cajón del Atreuco (fica a 21km do povoado de Varvarco); Los Tachos, onde está uma trilha de 1km que leva até geysers que podem ser vistos bem de perto e estão ativos durante o dia todo (fica a 15km do Mirador do Cajón del Atreuco num desvio à direta); Termas Águas Calientes, que são gratuitas (fica a 10km do Mirador do Cajón del Atreuco).
Localização: Depois de Chos Malal por 96km o caminho é pavimentado e está em excelente estado até Las Ovejas. Depois, o caminho se torna de rípio/cascalho em estado razoável, com alguns trechos bem ruins, mas qualquer veículo consegue transitar.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Museo Paleontológico Municipal Ernesto Bachmann
Para quem gosta de Paleontologia ou para aqueles que estiverem passando pela Ruta 22 perto de Neuquén, esse museu vale a visita. Ele possui diversas informações sobre os fósseis descobertos na região, com destaque para o Giganotosaurus Carolinii, um dos maiores dinossauros carnívoros de todos os tempos. Também possui réplicas e algumas peças originais dos fósseis.
Localização: Villa El Chocón, a 350km de San Martín de Los Andes e 85km de Neuquén, em estrada totalmente pavimentada em excelentes condições. Para quem tiver um tempo a mais, é possível ver pegadas de dinossauros em Villa el Chocón também, estão um pouco abandonadas, mas ainda assim, impressionam. Para encontrar as pegadas é só pesquisar no Google Maps Sitio de Pisadas ou Huellas de Dinosaurios.
Aberto diariamente das 9h às 18h30.
Valor do ingresso por pessoa: 2.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Volcan Batea Mahuida – Villa Pehuenia
Nesse simpático povoado é possível visitar um vulcão inativo, o Batea Mahuida. A atração se encontra em território mapuche e na entrada é cobrado o ingresso e fornecido um mapa do local. É possível estacionar em dois locais distintos para caminhar até o vulcão. O que chega mais perto é acessível apenas para veículos 4×4. Aqueles que estacionam mais longe, como foi o nosso caso, vão enfrentar uma caminhada com subida íngreme, com duração de 1h até chegar no cume. Ao chegar no topo, a visão da laguna no centro do vulcão e dos vulcões ao redor impressionam.
Localização: Villa Pehuenia está a 313km de Nequén, desses, 50km são de rípio/cascalho, em estado razoável e o restante em estrada pavimentada em boas condições. De San Martín de Los Andes a distância é de 210km, desses, 80km são de rípio/cascalho, em estado razoável e o restante em estrada pavimentada em excelentes condições. O vulcão está a 8km do centro de Villa Pehuenia, a maior parte em estrada de rípio/cascalho, em estado razoável.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: 5.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Encontre mais destinos em:
As 25 Melhores Atrações de Buenos Aires
As 18 Melhores Atrações de Cafayate
As 14 Melhores Atrações de Córdoba
As 8 Melhores Atrações de El Calafate
As 14 Melhores Atrações de Mendoza
Guia da Península Valdés
Guia de Purmamarca
As 12 Melhores Atrações de Salta
Guia de Ushuaia
conteúdo
- 1 Confira abaixo os melhores passeios de Bariloche: Guia Definitivo das Melhores Atrações de Bariloche
- 2 Circuito Chico
- 3 Centro Cívico
- 4 Catedral de Bariloche
- 5 Cerro Campanário
- 6 Cervejaria Patagônia
- 7 Cerro Llao Llao
- 8 Sendero Lago Escondido-Bahía de los Troncos
- 9 Cerro Tronador e Ventisquero Negro
- 10 Ruta dos 7 lagos
- 11 Parque Nacional los Arrayanes:
- 12 San Martín de Los Andes
- 13 Parque Nacional Lanín
- 14 Parque Nacional Los Alerces
- 15 Parque Municipal Puerto Bonito
- 16 Ruta 43 (Chos Malal)
- 17 Museo Paleontológico Municipal Ernesto Bachmann
- 18 Volcan Batea Mahuida – Villa Pehuenia
- 18.0.1 ARGENTINA
- 18.0.2 As 25 Melhores Atrações de Buenos Aires
- 18.0.3 As 18 Melhores Atrações de Cafayate
- 18.0.4 As 14 Melhores Atrações de Córdoba
- 18.0.5 As 8 Melhores Atrações de El Calafate
- 18.0.6 As 14 Melhores Atrações de Mendoza
- 18.0.7 Guia da Península Valdés
- 18.0.8 Guia de Purmamarca
- 18.0.9 As 12 Melhores Atrações de Salta
- 18.0.10 Guia de Ushuaia