
A região onde La Paz está inserida possui diversos atrativos turísticos que impressionam por suas belas paisagens naturais e partindo da capital da Bolívia, é possível chegar em pouco tempo em lugares incríveis. A seguir listamos Os 3 Melhores Destinos Perto de La Paz:
1. Copacabana
Esse famoso destino turístico está a 3800 metros acima do nível do mar e fica a apenas 3 horas de La Paz, em um percurso por uma rodovia pavimentada em excelentes condições. No estreito de Tiquina é preciso pegar uma balsa, que leva de 15 a 20 minutos para percorrer o estreito e possui o custo de 40 bolivianos para veículos médios. A balsa só sai depois de encher (cerca de 3 veículos médios ou 1 veículo médio e 1 veículo grande) e balança bastante.
Em Copacabana não deixe de conhecer:
Mirante do Cerro el Calvario
A caminhada até o mirante é de cerca de 750 metros em um percurso que pode durar aproximadamente 30 a 45 minutos por causa da altitude. Ao longo do caminho estão 14 estações da via-crúcis. No local estão as melhores vistas panorâmicas de Copacabana.
Basílica de Nuestra Señora de Copacabana
Construído em 1601 em estilo barroco, o templo é dedicado à Virgem da Candelária, padroeira da Bolívia. Em frente à Basílica é realizada a curiosa cerimônia de batismo de carros. Os locais acreditam que quando adquirem um veículo devem batizá-lo para atrair sorte.

Tour para a Isla del Sol
A Isla del Sol é a maior do Lago Titicaca, onde vivem 3 comunidades (Yumani, Challa e Challapampa) e onde está o Templo do Sol, mesas cerimoniais, mirantes e várias outras ruínas. A ilha é dividida entre parte norte e sul e há alguns anos houve um conflito que fechou a parte norte, mas felizmente em 2022 o conflito foi solucionado e é possível visitar ambos os lados tranquilamente.
Para chegar até a ilha é possível contratar o passeio com uma agência ou ir por conta própria indo com um dos barcos que saem do porto de Copacabana todos os dias. Os barcos partem às 9h do porto e levam 1h30 para chegar na Ilha. O barco retorna para Copacabana às 16h. O preço por pessoa é de 50 bolivianos ida e volta (chegando e partindo do mesmo ponto da ilha) ou 30 bolivianos apenas um trecho.
Alguns barcos chegam e partem do norte da ilha e outros do sul da ilha. Se você quiser chegar no norte da ilha e sair pelo sul da ilha é necessário comprar duas passagens de 30 bolivianos (uma para cada trecho diferente).
O percurso de caminhada do norte para o sul da ilha está bem sinalizado, porém a altitude dificulta bastante a atividade.
Na parte norte ainda é cobrado um valor de 10 bolivianos de “pedágio”. E aqui vai um aviso de que não é necessário pagar mais nenhum valor. Quando estávamos passando a parte central da ilha uma pessoa quis nos cobrar mais 10 bolivianos porque, segundo ele, estava fazendo a manutenção do caminho, porém nos negamos a pagar o valor, pois sabíamos que esses golpes são frequentes no local. Por isso, fique atento e se acontecer essa situação responda educadamente mas fique tranquilo em se recusar a pagar.

2. Oruro
Fundada em 1606, na cidade acontece o segundo maior Carnaval da América Latina, que, em 2008, foi declarado pela Unesco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Não deixe de visitar
Faro de Conchupata
Conhecido por ser o primeiro lugar onde se hasteou a atual bandeira da Bolívia, em 1851.
Localização: Fica no centro histórico de Oruro.
Altitude: 3.700 metros.
Aberto diariamente das 5h30 às 00h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Não, mas é possível estacionar tranquilamente na rua.
Santuario de la Virgen del Socavón
A Virgen del Socavón é a padroeira dos mineiros, e o templo atual foi construído em 1781. Em seu interior está a primeira mina de Oruro, que hoje funciona como museu. A visita à mina é guiada e tem duração de 30 minutos.
Localização: Fica no centro histórico de Oruro.
Altitude: 3.700 metros.
Aberto diariamente das 9h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: A entrada ao templo é gratuita, mas para conhecer a mina é necessário pagar 9 bolivianos e mais 3 bolivianos se quiser fotografar o local.
Possui estacionamento: Sim, em frente ao santuário.
Monumento de la Virgen del Socavón
É o maior monumento religioso da América do Sul, inaugurado em 2013, possui 45m de altura e pesa 1.500 toneladas. É possível chegar no local de teleférico, caminhando ou em veículo próprio. É possível visitar o interior do monumento.
Localização: Fica a 3km do centro histórico de Oruro.
Altitude: 3.700 metros.
Aberto 24h, todos os dias da semana. O teleférico funciona quarta, sábado e domingo das 11h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: 3 bolivianos, o teleférico possui o valor de 10 bolivianos (apenas ida ou apenas volta) ou 15 bolivianos (ida e volta). Para entrar no interior do monumento é necessário pagar o valor de 10 bolivianos
Possui estacionamento: Sim, gratuito.

Parque Sajama
No Parque se encontra o Nevado de Sajama, que possui uma altura 6.542m e é o ponto mais alto da Bolívia. No local, além de conhecer o pequeno povoado de Sajama, é possível desfrutar de águas termais, ver os geysers Walla Keris e percorrer algumas trilhas, como a que leva até a Laguna Altura e ao Mirante Monte Cielo.
Localização: Fica a 262km de Oruro pelas Rutas 1 e 4, que estão pavimentadas e em excelente estado. No parque as estradas não são pavimentadas e, dependendo da época, em alguns locais só é possível chegar em veículos 4×4.
Altitude: 4.700 metros.
Valor do ingresso por pessoa: 100 bolivianos.
Aberto 24h, todos os dias da semana.

3. Tiwanacu
É o sítio arqueológico mais importante da Bolívia. Ao lado do povoado de mesmo nome, encontram-se as ruínas arqueológicas da cultura pré-incaica conhecida como Tiahuanaco ou Tiawanaku. Presume-se que a cultura Tiahuanacota nasceu entre 1.500 e 1.400 anos AC e entrou em colapso por razões desconhecidas por volta do ano 1.100 a 1.200 DC. No local é possível visitar várias construções e também um museu com alguns artefatos encontrados no local.

Guia do Salar de Uyuni
As Melhores Atrações Perto de Santa Cruz de La Sierra
As 10 Melhores Atrações de Sucre
As 13 Melhores Atrações de La Paz
As 5 Melhores Atrações de Potosí
Os 3 Melhores Destinos Perto de La Paz
conteúdo
- 1 A região onde La Paz está inserida possui diversos atrativos turísticos que impressionam por suas belas paisagens naturais e partindo da capital da Bolívia, é possível chegar em pouco tempo em lugares incríveis. A seguir listamos Os 3 Melhores Destinos Perto de La Paz:
- 2 1. Copacabana
- 3 Mirante do Cerro el Calvario
- 4 Basílica de Nuestra Señora de Copacabana
- 5 Tour para a Isla del Sol
- 6 2. Oruro
- 7 Faro de Conchupata
- 8 Santuario de la Virgen del Socavón
- 9 Monumento de la Virgen del Socavón
- 10 Parque Sajama
- 11 3. Tiwanacu