As 17 Melhores Atrações de Aracaju

Largo da Gente Sergipana

Aracaju é uma das cidades com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste, foi a primeira capital planejada do Brasil e possui uma bela e extensa orla, com uma infraestrutura excelente.

São muitas as opções de passeios na cidade e foi difícil escolher apenas 17 atrações. Mas fizemos nossa seleção, que você pode conferir abaixo:

1. Orla de Atalaia

A Orla possui cerca de 6 quilômetros de extensão, conta com vários restaurantes, espaços para esportes, feirinhas de artesanato, lagos e muitas outras atrações como os Arcos de Atalaia e o Monumento aos Formadores da Nacionalidade.

2. Passarela do Caranguejo

Localizado na Av. Santos Dumont, na Orla da Atalaia, esse calçadão cheio de restaurantes é famoso justamente pelo prato típico de caranguejo e pela escultura do caranguejo gigante que recepciona os turistas que chegam à Passarela do Caranguejo.

3. Praias

Aracaju possui algumas ótimas praias como a Praia do Atalaia, a Praia dos Artistas, a Praia Formosa, a Praia de Aruana, a Praia dos Indigestos, o Lago dos Tambaquis (fica a 50km de Aracaju) e a Praia do Saco (fica a 71km de Aracaju).

Outros destinos famosos de praia na região são:

Croa de Goré e Ilha dos Namorados: são bancos de areia que surgem durante a maré baixa no Rio Vaza Barris.
Mangue Seco: Fica localizado na divisa da Bahia com Sergipe.
Praia do Mosqueiro, Refúgio, Robalo e Aruana

4. Projeto Tamar

Inaugurado em 2002, o Projeto Tamar, também conhecido como Oceanário de Aracaju, abriga mais de 50 espécies de animais marinhos, com destaque para as tartarugas marinhas em diversos estágios de vida, além dos tubarões lixa.
Localização: Orla de Atalaia
Aberto diariamente das 10h às 17h
Valor do ingresso por pessoa: R$ 36,00

5. Ponte do Imperador

Construída no século XIX, onde o navio com a comitiva do Imperador D. Pedro II atracou em 1860.
Localização: Centro histórico de Aracaju.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Ponte do Imperador

6. Catedral Metropolitana de Aracaju

Inaugurada em 1875, construída em estilo neoclássico e gótico, foi tombada em 1985 e é um dos maiores símbolos arquitetônicos e religiosos da cidade.
Localização: Centro histórico de Aracaju.
Aberto diariamente das 6h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

7. Largo da Gente Sergipana

São 8 esculturas, localizadas junto ao Rio Sergipe, que homenageiam as manifestações culturais e a identidade do povo sergipano.
Localização: Centro histórico de Aracaju.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

8. Palácio Museu Olímpio Campos

Localizado em frente à praça Fausto Cardoso, o Palácio Olímpio Campos foi inaugurado em 1863 e é um monumento histórico. O prédio foi a sede do governo do estado de Sergipe até 1995 e em 2010 foi transformado em um museu.
Localização: Centro histórico de Aracaju.
Aberto de terça a sexta das 9h às 16h30 e sábado das 9h às 12h30
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

9. Museu da Gente Sergipana

Primeiro museu de multimídia das regiões Norte e Nordeste, foi inaugurado em 2011 e possui exposições interativas, com guias que vão passando orientações ao longo do passeio.
Localização: Centro histórico de Aracaju.
De terça a sábado das 10h às 15h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Museu da Gente Sergipana

10. Mercado Municipal Antônio Franco

O mercado é muito organizado e possui de tudo: artesanato, restaurantes, produtos alimentícios, frutas, verduras, etc.
Localização: Centro histórico de Aracaju.
De segunda a sábado das 7h às 17h e domingo das 7h às 12h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

11. Parque da Sementeira

O Parque Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira, possui 400 mil m² de área, com dois lagos, muitas árvores e espaços para lazer, trilhas para caminhadas e exercícios físicos. Dentro da área do parque é possível visitar o Monumento Marcelo Déda, o Cajueiro Gigante, a estátua da Abelha Gigante e o Planetário.

12. Parque dos Cajueiros

O Parque Governador Antônio Carlos Valadares é mais conhecido em Aracaju como Parque dos Cajueiros. O parque conta com uma infraestrutura moderna com pistas de caminhada e ciclismo, brinquedos, lanchonetes, jardins, muita sombra, um píer sobre o rio Poxim e um restaurante.

Passeios que podem ser incluídos em uma viagem para Aracaju:

13. Parque dos Falcões

É o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. A visita começa com um vídeo institucional e depois um guia acompanha os visitantes pelos cativeiros onde estão as aves que foram recuperadas ou estão em recuperação e vai abordando diversos assuntos como os comportamentos das aves, educação ambiental e conscientização. No final do passeio é possível se aproximar de algumas aves e ter um contato maior com elas.
Localização: Fica a 45km de Aracaju. A estrada está totalmente pavimentada e em bom estado.
De terça a domingo das 9h às 16h.
Valor do ingresso por pessoa: R$ 40,00, pagamento somente em dinheiro.
Possui estacionamento: Sim.

 Parque dos Falcões

14. São Cristóvão

É a quarta cidade mais antiga do Brasil e, em 1967, teve seu conjunto urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A dica aqui é caminhar pelo seu centro histórico sem pressa, conhecendo seus prédios históricos como a Praça São Francisco, Igreja Santa Izabel, Santa Casa de Misericórdia e o Museu Histórico de Sergipe. Não deixe de provar a queijadinha (Patrimônio Imaterial de Sergipe e é uma adaptação que os escravizados fizeram da tradicional queijada portuguesa, substituindo o queijo por coco) e os bricelets (herança das freiras beneditinas, são biscoitos finos com massa bem leve e sabor de laranja, vendidos na Casa dos Bricelets).
Localização: Fica a 22km de Aracaju. A estrada está totalmente pavimentada e em bom estado.

São Cristóvão

15. Laranjeiras

Essa cidade histórica tem uma cultura folclórica muito forte e estabelecida e guarda um dos monumentos de maior valor histórico e religioso de Sergipe: a igreja de Nossa Senhora da Conceiҫão, datada de 1743. Também vale a pena visitar em Laranjeiras o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, a Casa de Ti Herculano, o Museu de Arte Sacra, o Mercado Municipal e a Igreja Bom Jesus dos Navegantes.
Localização: Fica a 22km de Aracaju. A estrada está totalmente pavimentada e em bom estado.

16. Xingó e Canindé de São Francisco

Nessa região estão imensos paredões de cânions cortados pelas águas verdes cristalinas do rio São Francisco. O ponto de partida para os passeios fica na cidade de Canindé (restaurante Karrankas), a 200km/3h de Aracaju. Os passeios pelo cânion são feitos através de um catamarã, com direito a uma parada para mergulho em local seguro e reservado do rio.

17. Foz do Rio São Francisco

Esse rio é o maior do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul. Para fazer o passeio de barco até a Foz do Rio São Francisco e presenciar o desaguar do rio em encontro ao mar os visitantes devem ir até o município de Brejo Grande (a pouco mais de 100 km de Aracaju).

conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima