Guia das Melhores Atrações de Maceió

Guia das Melhores Atrações de Maceió

 Maceió é a terra dos marechais, conhecida também como o Paraíso das Águas. Além das belíssimas praias, possui edifícios históricos que merecem ser conhecidos. São muitas as opções de passeios partindo da cidade, por isso, não deixe de conferir abaixo nosso guia com as melhores atrações de Maceió e região:

PRAIAS:

São várias as opções de praias em Maceió, algumas das mais famosas são: Praia de Pajuçara (onde está a Feira de Artesanato que funciona diariamente das 10h às 22h), Praia de Ponta Verde (onde está um lindo farol), Praia de Jatiúca, Praia da Sereia, Praia Cruz das Almas, Praia de Guaxuma, Praia de Garça Torta, Praia de Pratagy, Praia de Ipioca.
Na orla de Maceió também vale conhecer o Marco dos Corais e tirar uma foto na Cadeira Gigante.

Litoral Sul:
Praia do Francês, Barra de São Miguel e Praia do Gunga: Essas lindas praias estão ao sul de Maceió e podem ser conhecidas em um passeio bate e volta.

Catedral Metropolitana de Maceió

Fundada em 31 de dezembro de 1859, construída em estilo neoclássico.
Localização: Centro histórico de Maceió.
Aberto diariamente das 8h às 20h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Igreja Bom Jesus dos Martírios

Fundada em 3 de maio de 1833, conta com uma fachada eclética, com traços neogóticos, assim como vários adornos no estilo Rococó, em alto-relevo.
Localização: Centro histórico de Maceió.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Museu Palácio Floriano Peixoto

Antiga sede do governo de Alagoas, mais conhecido como Palácio dos Martírios. Seu acervo é constituído de mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, além de inúmeros quadros de pintores alagoanos.
Localização: Centro histórico de Maceió
Aberto terça e quarta das 9h às 15h, quinta das 13h às 15h, sexta das 9h às 15h e sábado das 8h às 14h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Guia das Melhores Atrações de Maceió

Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

Terceiro do tipo a ser criado no Brasil. Se encontra localizado em um casarão datado de fins do século XIX. O acervo é vasto e conta com peças de antigos engenhos de açúcar, relativas à escravidão, ao Quilombo dos Palmares, ao movimento abolicionista, a Maria Bonita e Lampião, entre outros.
Localização: Centro histórico de Maceió.
Aberto de segunda a sexta das 9h às 12h.
Valor do ingresso por pessoa: R$ 8,00.

Piscinas naturais:

As piscinas naturais em Alagoas são um dos principais atrativos turísticos do estado e das 5 mais famosas, 3 estão justamente em Maceió. Em Maceió é possível fazer o passeio na Praia de Paripueira, Praia de Pajuçara e Ponta Verde. Também vale a pena conhecer as piscinas na Praia do Toque em São Miguel dos Milagres e as famosíssimas Galés de Maragogi. Mas é preciso ficar atento à tábua de marés, pois só vale a pena fazer o passeio quando a maré estiver baixa, no nível 0.5 ou menos e em dias de sol.

Passeios partindo de Maceió:

São várias as opções de passeios partindo da capital de Alagoas. Algumas das melhores listamos abaixo:

Litoral Norte:

Nessa região estão algumas das praias mais bonitas do Estado. Vale a pena conhecer São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e é claro, Maragogi.

Atividades não faltam nesses locais. É possível conhecer piscinas naturais, fazer passeios de buggy, ver belas paisagens em vários mirantes, visitar o Santuário do Peixe-Boi e desfrutar das praias paradisíacas.

Cânions do São Francisco

Os cânions ficam a mais de 200km de Maceió, mas apesar da distância, merecem ser conhecidos. Os cânions do rio São Francisco foram formados há mais de 65 milhões de anos e são uns dos maiores do mundo. Na região os passeios mais populares são os de catamarãs, o Centro Histórico de Piranhas e a Usina Hidrelétrica de Xingó.

Marechal Deodoro

A 27km de Maceió fica essa cidade histórica, fundada em 1591 e que foi a primeira capital de Alagoas. Além da Praia do Francês e do Pólo Gastronomico de Massagueira (é imperdível passar no Drive da cocada, que fica na rodovia entre Marechal Deodoro e Maceió), no seu centro historico vale a pena conhecer a Igreja e Convento Franciscano de Santa Maria Madalena, que abriga o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra Dom Ranulpho, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Casa Natal de Marechal Deodoro da Fonseca, museu que possui peças, quadros e mobiliários doados por familiares do Marechal Deodoro. A visita é guiada e gratuita e o local abre diariamente das 8h às 17h.

 Marechal Deodoro

Penedo

Cidade berço do Estado do Alagoas, é conhecida como a capital do baixo São Francisco e fica a apenas 145km de Maceió. Confira abaixo as melhores atrações da cidade:

Museu Paço Imperial

Construído no final do século XVIII, em 1859, foi transformado em Paço Imperial para acolher D. Pedro II, que se hospedou na Cidade de Penedo. O acervo possui vários itens da época.
Localização: Centro histórico de Penedo.
Aberto de terça a domingo das 8h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Igreja Nossa Senhora da Corrente

Tombada pelo Iphan, começou a ser construída em 1720 em estilo barroco, rococó e neoclássico.
Localização: Centro histórico de Penedo.
Aberto de segunda a sexta das 8h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos

O primeiro convento foi fundado em 1661, a pedido dos habitantes. No seu interior é possível visitar o Museu de Arte Sacra.
Localização: Centro histórico de Penedo.
Aberto de terça a sábado das 7h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Valor do ingresso por pessoa: R$ 2,00.

Mercado Público Municipal

O mercado possui várias lojas de produtos regionais, principalmente produtos alimentícios, além de restaurantes.
Localização: Centro histórico de Penedo.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Igreja de São Gonçalo Garcia

Tombada pelo Iphan, começou a ser construída em 1758 em estilo barroco e neoclássico.
Localização: Centro histórico de Penedo.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Guia das Melhores Atrações de Maceió

conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima