GUIA DE VIAGEM DO CHILE

O país mais estreito do mundo e um dos mais longos, o Chile possui uma diversidade de paisagens, muito por conta da sua longa extensão. Desde o Atacama, onde está o deserto mais seco do mundo, passando pela bela capital Santiago, até as incríveis Torres del Paine, o Chile é um país fácil de visitar e que possui opções para todos os gostos. Confira a seguir nossas dicas de viagem para visitar esse país incrível.

Informações Gerais:

Capital: Santiago.
Idioma: espanhol.
Moeda: peso chileno, disponível em moedas de um, cinco, 10, 50, 100 e 500 pesos e notas de 500, mil, dois mil, cinco mil, dez mil e vinte mil pesos
População: 19,12 milhões (2020).
Fuso horário: GMT -4
Voltagem: 120 volts
Principal aeroporto: Alguns dos principais aeroportos do país estão localizados em Santiago, Calama, Antofagasta e Punta Arenas
Fronteiras: O país faz fronteira com 3 países: Peru, Argentina e Bolívia.
Feriados:
1/1: Ano Novo
1/5: Dia do Trabalhador
21/5 – Dia das Glórias Navais
20/6 – Dia Nacional dos Povos Indígenas
29/6 – São Pedro e São Paulo
16/7 – Dia da Virgem de Carmen
15/8 – Assunção da Virgem
18/9 – Independência Nacional
19/9 – Glórias do Exército
12/10– Encontro de dois mundos
31/10 – Dia das igrejas evangélicas e protestantes
1/11 – Dia de todos os santos
8/12 – Dia da Imaculada Conceição
25/12: Natal
Móveis
Sexta-feira Santa, Páscoa.
Eleições: As eleições gerais seguem um ciclo de quatro anos. A última eleição ocorreu em 2021.
Eventos e festivais (além dos que ocorrem nos feriados): Festa Tapati – Rapa Nui, Ilha de Páscoa (em fevereiro), Carnaval de Arica, Festival de Viña del Mar (fevereiro), Festa da Vendimia (nas regiões produtoras de vinho, em março ou abril), Fiesta de la Tirana (em julho), Festa da Virgem de Andacollo (em Coquimbo, em Dezembro).

Dicas Gerais do Chile:

Documentos e itens para entrar no Chile:
Documentos pessoais:
RG ou Passaporte válido.
Gorjetas:
É comum pagar ao garçom uma gorjeta no valor de 10% do valor total da conta.
Água:
É seguro beber diretamente da torneira.
Drones:
São permitidos, mas existem várias regras sobre drones que precisam ser seguidas.
Risco de Malária: Não
Celular e internet:
As principais provedoras de internet móvel no país são a Claro, a Entel e a Movistar.

Dirigir no Chile:


O estado das rodovias no país em geral é excelente.
Documentos do motorista e do veículo:
Permissão Internacional para Dirigir ou CNH (existem relatos de algumas pessoas que foram ao Chile e precisaram apresentar a PID aos policiais, nós temos o costume de em todos os países apresentar a PID, por isso não temos certeza se a CNH não é valida no Chile), Documento do veículo no nome do motorista ou de um dos passageiros, autorização (para carros de terceiros/alienados), Seguro SOAPEX, que pode ser feito pelo site: 
Soapex
Itens obrigatórios:
2 triângulos, kit de primeiros socorros, extintor de incêndio, Cadenas – correntes para as rodas (caso for trafegar em pistas com neve), colete reflexivo.
Regras de trânsito:
Faróis sempre ligados e uso de cinto de segurança.
Combustível:
A gasolina também se chama gasolina no Chile. No país se encontra com facilidade postos de combustíveis. A marca de postos mais famosa é a Copec. O próprio governo do Chile disponibiliza um site com informações sobre a localização de postos e preços atualizados:
 Bencina en Linea
Pedágios:
São muitos ao longo do país. A Copec disponibiliza um site que faz o cálculo do valor de combustível e de pedágio que será gasto ao selecionar a cidade de origem e de destino. 
chiletur
Policiais:
São muito educados e normalmente pedem para olhar o passaporte, o documento do carro, às vezes a Permissão Internacional para Dirigir e perguntam de onde a pessoa está vindo e para onde está indo.
No Chile existem duas fronteiras secas entre as regiões de Tarapacá e Antofagasta:
Paso Fronterizo Quillagua: fica entre Calama e Pozo Almonte. E Aduana El Loa: fica entre Iquique e Tocopilla. Ambas funcionam 24h. É necessário estacionar o veículo e mostrar o documento do carro, do proprietário e o papel de admissão temporária de veículos, que é feito nas fronteiras de entrada no país. Depois é entregue um papel com o carimbo da aduana.
Recomendações de saúde:
O norte chileno possui altas altitudes, por isso, beba muita água e faça movimentos lentos. Consumir chá, bala ou folhas de coca também ajuda.

Descubra o Chile

Rolar para cima