As 10 Melhores Atrações de San Pedro do Atacama

 Lagunas Altiplanicas

O Deserto do Atacama está na lista de desejos de praticamente todo viajante. E chegar aqui com o próprio veículo já é uma aventura na qual as paisagens ao longo do caminho valem a pena. Aqui as opções de hospedagem são diversas, dá para fazer câmbio a um bom valor se você souber negociar e recentemente um posto novinho em folha foi aberto no começo da cidade.

Não deixe de provar os vinhos produzidos nessa região.
No centro da cidade vale conferir a Igreja de São Pedro de Atacama, declarada Monumento Nacional, construída com pedra e adobe e revestida com madeira de cactos. Os tours para desbravar o deserto saem de San Pedro de Atacama, e por mais que você ouvir que sem 4×4 não é possível fazer os passeios, acredite, dá sim. Pelo menos para os principais.

Clima: Os meses mais quentes vão de dezembro a março. No inverno, de junho a agosto, o Paso Jama pode estar fechado devido às nevascas.

Recomendações gerais:

Beba muita água, use óculos de sol, boné/chapéu, calçado confortável, protetor solar e nos passeios com maior altitude faça movimentos lentos. Lembre-se que faz muito frio no começo da manhã e à noite no deserto.

Confira a seguir nossa seleção com as 10 Melhores Atrações de San Pedro de Atacama:

1. Pukará de Quitor

Esse sítio arqueológico foi declarado Monumento Nacional e se trata das ruínas de uma fortaleza construída no período pré-colombiano (século XII) pelo povo atacamenho, tendo sido invadida primeiro pelos incas e depois pelos espanhóis. Algumas das trilhas do local atualmente estão interditadas, ainda assim o local vale a visita.
Altitude: 2.440 metros.
Localização: Fica a 3km do centro de San Pedro de Atacama.
Valor do ingresso por pessoa: 7mil pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Aberto diariamente das 8h às 17h.

Pukará de Quitor

2. Valle de la Luna

Passeio mais tradicional do Atacama, principalmente no pôr do sol. Possui 4 pontos para visitação: Mirante Duna Mayor e Anfiteatro (caminhada de 45min), Mina Victoria (caminhada de 30min), Três Marías e Mirador de Ckari.
Altitude: 2.250 metros.
Localização: Fica a 17km do centro de San Pedro de Atacama.
Valor do ingresso por pessoa: 10mil pesos.
Possui estacionamento: sim

Valle de la Luna

3. Laguna Chaxa

Essa bela Laguna abriga três espécies de flamingo, além de muitas outras aves. Os tours tradicionais normalmente param aqui antes das Lagunas Altiplânicas.
Localização: Fica a 65km do centro de San Pedro de Atacama, dos quais 10km não são pavimentados, mas em boas condições.
Valor do ingresso por pessoa: 8mil pesos.
Possui estacionamento: sim
Aberto diariamente das 8h às 17h.

 Laguna Chaxa

4. Lagunas Altiplânicas

No caminho vale a parada para uma foto com a placa do Trópico de Capricórnio. As Lagunas Altiplânicas são duas: Laguna Miscanti (é a maior das duas) e Laguna Miñiques. A paisagem aqui é surreal e a dica é aproveitar com calma a pequena caminhada entre as duas.
Altitude: 4.120 metros.
Localização: Fica a 115km do centro de San Pedro de Atacama, dos quais cerca de 10km não são pavimentados, mas em boas condições.
Valor do ingresso por pessoa: 10mil pesos.
Possui estacionamento: sim
Aberto diariamente das 9h às 18h.
Para visitar é necessário comprar o ingresso online:
Lagunas Miscanti y Miniques

Lagunas Altiplânicas

5. Piedras rojas

Piedras rojas

As pedras vermelhas têm essa coloração porque possuem grande concentração de ferro oxidado. O local possui vários mirantes que são acessados através de uma trilha bem demarcada.
Altitude: 4.000 metros.
Localização: Fica a 150km do centro de San Pedro de Atacama.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: sim
Aberto diariamente das 8h às 18h.

6. Geysers del Tátio

Para ver os Geysers em sua plenitude é obrigatório acordar cedo. É preciso chegar no local no máximo às 7h. Por isso saia de San Pedro de Atacama as 4h e vá com calma, a estrada tem muitas ondulações e as vans de turismo passam a toda velocidade. O trajeto sem pressa leva em torno de duas horas. Faz muito frio no local, muito mesmo. Por isso vá bem agasalhado e leve uma bebida quente.
Altitude: 4.300 metros.
Localização: Fica a 80km do centro de San Pedro de Atacama. A estrada não é pavimentada e possui muitas ondulações, mas qualquer veículo consegue transitar.
Valor do ingresso por pessoa: 15mil pesos.
Possui estacionamento: sim
Aberto diariamente das 6h às 16h30.

 Geysers del Tátio

7. Termas de Puritama

Localizada no meio de um cânion, as termas possuem um total de 8 piscinas com fontes termais que apresentam temperatura entre 28° e 31°C.
Localização: Fica a 28km do centro de San Pedro de Atacama, em estrada não pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 9h30 às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 30mil pesos.
Possui estacionamento: sim

8. Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

Essas lagunas de água doce estão bem perto umas das outras. A primeira ao longo do caminho é a Laguna Cejar, porém ela secou e hoje é permitido tomar banho na Laguna Piedra, que também se encontra no local (devido à alta concentração de sal na água não é possível afundar, evite o contato dos olhos e da boca com a água). Nos Ojos del Salar e na Laguna Tebinquiche não é possível tomar banho.
Altitude: 2.400 metros.
Localização:
A última laguna fica a 34km do centro de San Pedro de Atacama, em estrada não pavimentada em boas condições.
Laguna Cejar:
Aberto diariamente das 9h às 13h, o ingresso custa 15mil pesos.
Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche: Aberto diariamente das 9h às 13h30 e das 14h30 às 18h, em cada uma o ingresso custa 5mil pesos.
Possui estacionamento:
sim

9. Aldeia de Tulor

Esse sítio arqueológico fica a cerca de 11 km de San Pedro de Atacama e é um dos primeiros assentamentos da região, construído por volta do ano 2800 a.C.
Aberto diariamente das 9h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa:
5mil pesos.

10. Ayquina e Toconce

Esses dois tradicionais povoados ficam a cerca de 150km de San Pedro de Atacama e oferecem paisagens bucólicas, igrejas antigas e sítios arqueológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima