
Pucón é conhecida como a capital chilena do turismo de aventura. A cidade está rodeada de atrativos turísticos e vulcões, sendo o mais famoso deles o Villarrica, que é um dos vulcões com maior registro histórico de erupções da América do Sul. Desde 1558 entrou em erupção 49 vezes e a última erupção maior foi em 2015. Os mapuches o chamam de Rucapillán, que significa casa do espírito. A areia das praias de água doce da cidade possui uma coloração escura porque é de origem vulcânica. Infelizmente não conseguimos fazer o trekking do Vulcão Villarrica pois ele estava em alerta para uma possível erupção. Esse passeio leva o dia inteiro para ser feito e necessita de algum preparo físico, além disso, só pode ser feito através de uma agência de turismo.
Clima: Os meses mais chuvosos são junho, julho, agosto e setembro, é quando costuma nevar.
Não deixe de conferir abaixo nossa lista das 11 Melhores Atrações de Pucón:
1. Mirador Laguna el Leon
O mirante fica em uma propriedade privada. O local conta com banheiro e uma lojinha onde vendem água e algumas opções de lanches. A trilha está bem sinalizada e a subida, que é um pouco puxada, leva em torno de 40min.
Localização: Fica a 35km do centro de Pucón. A estrada está em condições razoáveis, 7km não são pavimentados.
Aberto diariamente das 9h às 20h.
Valor do ingresso por pessoa: 3mil pesos.
Possui estacionamento: sim

2. Termas Huife
Uma dentre as muitas opções de centros termais de Pucón. As fontes termais da região são de origem magmática e pelo fato da composição da água possuir diversos minerais, traz vários benefícios para a saúde.
Localização: Fica a 35km do centro de Pucón. A estrada está em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 11h às 20h.
Valor do ingresso por pessoa: 30mil pesos para o uso das 3 piscinas externas. A piscina coberta tem um custo adicional de 12mil pesos.
Possui estacionamento: Sim.
3. Termas Geometricas
O centro termal mais famoso de Pucón. No local estão 20 piscinas interligadas por passarelas e com temperaturas variadas (entre 35º e 45ºC).
Localização: Fica a 80km do centro de Pucón. A estrada está em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 10h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: Os valores variam entre 42mil a 48mil pesos, dependendo da temporada e do horário de ingresso.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Termas Geometricas
4. Ojos del Caburgua

O lugar conta com banheiros, área para piquenique e locais que vendem lanche. A atração se chama assim pois vistas de cima as cachoeiras parecem olhos. As trilhas do parque são curtas e muito bonitas. As quedas da água atingem uma altura que varia entre os 15 e os 20 metros e são produto de afloramentos subterrâneos de água do Lago Caburgua.
Localização: Fica a 21km do centro de Pucón. A estrada está em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 10h às 19h30min.
Valor do ingresso por pessoa: 3mil pesos.
Possui estacionamento: sim
5. Parque Nacional Villarrica
No parque estão localizados os vulcões Villarrica, Quetrupillan e Lanin. O local conta com um centro de ski e é possível percorrer 7 trilhas com diferentes distâncias e níveis de dificuldade.
Localização: Fica a 15km do centro de Pucón, em estrada não pavimentada em condições razoáveis (o último trecho se encontra em péssimas condições).
Aberto de terça a domingo das 8h30 às 17h30min.
Valor do ingresso por pessoa: 10.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Parque Nacional Villarrica
O ingresso deve ser comprado antecipadamente pelo site:
Pases Parques
6. Parque Nacional Huerquehue
É um dos parques mais visitados da região e possui diversas trilhas com diferentes distâncias e níveis de dificuldade.
Localização: Fica a 34km do centro de Pucón, alguns trechos da estrada não estão pavimentados e se encontram em condições razoáveis.
Aberto de terça a domingo das 8h30 às 17h30min.
Valor do ingresso por pessoa: 10.000 pesos.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Parque Nacional Huerquehue
O ingresso deve ser comprado antecipadamente pelo site:
Pases Parques
Uma viagem a Pucón pode ser combinada com:
7. Frutillar
Frutillar foi fundada às margens do Lago Llanquihue em 23 de novembro de 1856 por imigrantes alemães. A cidade se divide em cidade alta e baixa. A parte baixa fica à beira do lago, o primeiro local a ser colonizado pelos alemães, já a parte alta foi povoada depois que a linha de trem chegou ao local. O Muelle de Frutillar foi inaugurado em 2008 e se tornou um ícone da cidade, rendendo lindas fotos do lago com o Vulcão Osorno ao fundo. Não deixe de provar em alguma cafeteria de Frutillar o famoso kuchen, que tem origem alemã e é um bolo de massa plana ao qual é adicionado geleia de frutas como framboesas, amoras, morangos, etc. No sul do Brasil existe a cuca, cuja origem é a mesma do kuchen, porém, existem algumas diferenças entre as receitas.
Clima: Os meses mais chuvosos são junho, julho, agosto e setembro, é quando costuma nevar.
8. Teatro del Lago
As semanas musicais inspiraram alguns empresários a construírem o famoso Teatro do Lago no local onde ficava um antigo hotel da cidade, destruído por um incêndio em 1996. O teatro foi inaugurado em 2010, se tornou o teatro internacional mais austral do mundo e um símbolo da cidade. É possível fazer uma visitação guiada no teatro, com duração de 1 hora.
Na temporada alta (janeiro a março) os horários do passeio são: 10h30, 12h, 15h e 17h. No restante do ano os horários do passeio são: segundas às 12h, terças a sextas às 12h e 17h, sábados e domingos às 10h30, 12h, 15h e 17h.
Localização: Fica no centro de Frutillar.
Aberto diariamente das 10h às 18h30.
Valor do ingresso por pessoa: 10mil pesos.
Possui estacionamento: Não.
Site:
Teatro del Lago

9. Vulcão Osorno
É considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo, por causa de seu formato cônico quase perfeito e possui 2.652m de altura, além de estar sempre coberto de neve. No local existe uma estação de esqui que funciona no inverno e um teleférico que funciona durante todo o ano. A estrada para acessar o Osorno é sinuosa, passa pelas margens do Lago Llanquihue e possui vários mirantes. No centro de esqui são vendidos os ingressos do teleférico. O primeiro percurso vai dos 1.200m até os 1.450m de altitude em 30 minutos. O segundo percurso vai dos 1.450m até os 1.675m de altitude em 60 minutos. Os teleféricos não param e para embarcar é preciso ficar no caminho deles. O desembarque é feito pelas laterais. O ideal, antes de ir conhecer a atração, é verificar as condições climáticas no site do centro de esqui.
Localização: Fica a 88km do centro de Frutillar.
Aberto diariamente das 10h30 às 18h.
Possui estacionamento: sim
Site:
Centro Volcan Osorno

10. Saltos Del Petrohué
Essas quedas d’água de cor turquesa estão localizadas no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, o mais antigo do país, que, além dos saltos, possui lojas, banheiro e lanchonete. É necessário percorrer uma pequena trilha de nível fácil para admirar as quedas d’água. Existem outras trilhas de nível fácil dentro do parque, a mais longa leva 45min.
Localização: Fica a 83km do centro de Frutillar.
Aberto diariamente das 09h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 7500 pesos.
O ingresso deve ser comprado antecipadamente pelo site:
Pases Parques
Possui estacionamento: Sim
site:
Parque Nacional Vicente Perez Rosales

11. Parque Nacional Conguillío
O parque tem uma área de 60.832 hectares e abriga uma grande variedade de flora e fauna, bem como impressionantes paisagens vulcânicas, como o vulcão Llaima, um dos mais ativos da América do Sul. No parque é possível percorrer várias trilhas como a Trilha de Sierra Nevada (duração de 4h, distância de 10km ida e volta e nível de dificuldade moderado), Las Araucarias (duração de 2h, distância de 6km ida e volta e nível de dificuldade fácil), Carpintero (duração de 3h, distância de 8km ida e volta e nível de dificuldade moderado). O parque dispõe de alojamento, camping e áreas de piquenique.
O parque tem uma entrada em Curacautín para o setor de Captren e outro em Melipeuco para o setor Truful Truful.
O parque está aberto durante todo o ano, mas os horários variam dependendo da estação. No verão (dezembro a março) abre das 8h30 às 20h; no outono (abril a maio) abre das 8h30 às 18h; no inverno (junho a agosto) abre das 8h30 às 17h; e na primavera (setembro a novembro) abre das 8h30 às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: 13mil pesos.
O ingresso deve ser comprado antecipadamente pelo site:
Pases Parques
Os 3 Melhores Destinos do Norte do Chile
As 11 Melhores Atrações de Pucón
As 9 Melhores Atrações do Valle del Elqui
Guia do Parque Nacional Torres Del Paine
As 30 Melhores Atrações de Santiago
Guia Completo da Carretera Austral
As 10 Melhores Atrações de San Pedro do Atacama
conteúdo
- 1 Pucón é conhecida como a capital chilena do turismo de aventura. A cidade está rodeada de atrativos turísticos e vulcões, sendo o mais famoso deles o Villarrica, que é um dos vulcões com maior registro histórico de erupções da América do Sul. Desde 1558 entrou em erupção 49 vezes e a última erupção maior foi em 2015. Os mapuches o chamam de Rucapillán, que significa casa do espírito. A areia das praias de água doce da cidade possui uma coloração escura porque é de origem vulcânica. Infelizmente não conseguimos fazer o trekking do Vulcão Villarrica pois ele estava em alerta para uma possível erupção. Esse passeio leva o dia inteiro para ser feito e necessita de algum preparo físico, além disso, só pode ser feito através de uma agência de turismo.Clima: Os meses mais chuvosos são junho, julho, agosto e setembro, é quando costuma nevar.
- 2 Não deixe de conferir abaixo nossa lista das 11 Melhores Atrações de Pucón:
- 3 1. Mirador Laguna el Leon
- 4 2. Termas Huife
- 5 3. Termas Geometricas
- 6 4. Ojos del Caburgua
- 7 5. Parque Nacional Villarrica
- 8 6. Parque Nacional Huerquehue
- 9 7. Frutillar
- 10 8. Teatro del Lago
- 11 9. Vulcão Osorno
- 12 10. Saltos Del Petrohué
- 13 11. Parque Nacional Conguillío
- 13.0.1 CHILE
- 13.0.2 Os 3 Melhores Destinos do Norte do Chile
- 13.0.3 As 11 Melhores Atrações de Pucón
- 13.0.4 As 9 Melhores Atrações do Valle del Elqui
- 13.0.5 Guia do Parque Nacional Torres Del Paine
- 13.0.6 As 30 Melhores Atrações de Santiago
- 13.0.7 Guia Completo da Carretera Austral
- 13.0.8 As 10 Melhores Atrações de San Pedro do Atacama