O Parque Nacional Torres del Paine é um destino dos sonhos. Ele foi fundado em 1959 e declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco em 1978. Tem uma área de aproximadamente 227.000 hectares, na qual se encontra a cadeia montanhosa del Paine.
Nós já visitamos duas vezes o Parque e a seguir compartilhamos com vocês todas as dicas desse lugar incrível:
É muito importante verificar o site com as informações do parque quando for planejar a visita, pois algumas trilhas podem estar fechadas ou sendo feitas apenas com a presença de um guia, além disso, é necessário verificar o site um pouco antes de chegar no local porque as condições climáticas podem variar muito rápido. Para quem quiser chegar no Parque com veículo próprio saindo da Argentina pode escolher entre duas aduanas:
Paso Río Dom Guillermo
Aberto das 8h às 22h. As aduanas não são integradas e ficam a uma distância de 2km uma da outra. Uma dica sobre o paso é que o melhor é chegar bem cedo para fazer os trâmites, o movimento é sempre muito grande, principalmente com ônibus de turistas. O paso tem esse nome por causa do Río Dom Guillermo, que nasce na Argentina e leva o nome do explorador inglês William Greenwood, que explorou a Patagônia por 24 anos e quando voltou para a Inglaterra escreveu diversos artigos com suas memórias do lugar.
Paso Dorotea
Aberto das 8h às 21h30. Essa aduana está mais perto da cidade de Puerto Natales do que do Parque, porém, o movimento costuma ser menor.
Clima: os meses mais frios são junho, julho, agosto e setembro, nessa época algumas trilhas ficam fechadas. Os meses com mais vento são dezembro, janeiro, fevereiro e março.
Para quem quiser se hospedar dentro do parque existem hotéis e campings, porém, com valores bem mais altos do que em Puerto Natales, a cidade que fica mais perto do parque.
Os trekkings mais famosos do parque são: o Circuito W, que percorre as principais atrações das Torres del Paine e leva de 4 a 7 dias para ser completado; Circuito O, que leva de 7 a 10 dias para ser completado e o Sendero Base Torres, que possui 20km, percorridos normalmente em 8h e que leva à base das Torres del Paine.
Nós percorremos o parque de carro e fizemos o trajeto disponível para ser feito com veículos. A entrada foi pela Portaria Laguna Amarga e a saída pela Portaria Río Serrano. O caminho dentro do parque é todo de rípio/cascalho, e é possível percorrer a estrada com qualquer veículo.
Principais pontos de interesse pelo caminho (por ordem de localização):
Mirador Lago Sarmiento: Antes de chegar na Portaria Laguna Amarga, mirante com uma linda vista do Lago Sarmiento e das Torres del Paine.
Mirador Laguna Amarga: Antes de chegar na Portaria Laguna Amarga.
Centro de visitantes: Aqui os ingressos são verificados. No local existem banheiros.
Mirador Nordenskjöld Lake
Salto Grande: Localiza-se no setor Pehoé, a apenas 2 km da estrada principal. Do estacionamento é preciso caminhar 5 minutos até o mirante. Seguindo pela trilha demarcada, percorrendo aproximadamente 1h as margens do Lago Nordenskjöld está o Mirante Los Cuernos.
Mirador Pehoé.
Mirador Cóndor: O início da trilha que leva ao mirante está ao lado do Mirador Pehoé. A trilha é curta, só de ida são 45min, o final tem uma subida mais pronunciada.
Mirador Lago Grey.
Localização: A Portaria Laguna Amarga está a 110km de Puerto Natales e a Portaria Río Serrano está a 80km de Puerto Natales. Parte do caminho está pavimentado. A estrada está em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 7h às 21h.
Valor do ingresso por pessoa: 44.500 pesos e vale por 3 dias.
O ingresso deve ser comprado antecipadamente pelo site:
Pases Parques
Possui estacionamento: sim.
Sites:
Parque Nacional Torres del Paine
Parque Torres del Paine
Cueva del Milodón
Perto de Torres del Paine e a 25 quilômetros de Puerto Natales, se encontra essa caverna, onde foram encontradas evidências de que o homem já habitava essa região há pelo menos 12 mil anos e do milodón, ou milodonte. Uma espécie de preguiça gigante que viveu nessa região há cerca de dez mil anos.
Aberto diariamente das 8h30 às 17h30.
Valor do ingresso por pessoa: 3mil pesos
O ingresso deve ser comprado antecipadamente pelo site:
Pases Parques
Punta Arenas
Estando em Puerto Natales, vale a pena cobrir a distância de 250km e chegar em Punta Arenas, uma pequena cidade localizada na costa sul do Chile, de onde saem a maioria dos voos e cruzeiros para as ilhas e canais que chegam até o Cabo de Hornos e até o território Antártico.
Na região central da cidade vale a pena conhecer a Plaza Musoz Gamero, o Museu Marítimo, o Museu Regional de Magallanes, o Museu Salesiano, o Museo de Recuerdo, o Museu Nau Victoria, o bairro croata, a Costanera del Estrecho, a Cervejaria Austral e o Cemitério Municipal.
Os melhores passeios saindo da cidade são ver pinguinas na Isla Magdelena (passeio de um dia inteiro), ver a fazenda abandonada Estancia San Gregorio, conhecer o Parque Nacional Pali-Alke e o Parque del Estrecho.
As 30 Melhores Atrações de Santiago
Guia Completo da Carretera Austral
Os 3 Melhores Destinos do Norte do Chile
As 11 Melhores Atrações de Pucón
Guia do Parque Nacional Torres Del Paine
As 9 Melhores Atrações do Valle del Elqui
As 10 Melhores Atrações de San Pedro do Atacama
conteúdo
- 1 O Parque Nacional Torres del Paine é um destino dos sonhos. Ele foi fundado em 1959 e declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco em 1978. Tem uma área de aproximadamente 227.000 hectares, na qual se encontra a cadeia montanhosa del Paine.
- 2 Paso Río Dom Guillermo
- 3 Paso Dorotea
- 4 Cueva del Milodón
- 5 Punta Arenas
- 5.0.1 CHILE
- 5.0.2 As 30 Melhores Atrações de Santiago
- 5.0.3 Guia Completo da Carretera Austral
- 5.0.4 Os 3 Melhores Destinos do Norte do Chile
- 5.0.5 As 11 Melhores Atrações de Pucón
- 5.0.6 Guia do Parque Nacional Torres Del Paine
- 5.0.7 As 9 Melhores Atrações do Valle del Elqui
- 5.0.8 As 10 Melhores Atrações de San Pedro do Atacama