
Na sexta-feira, dia 21/03/2025, um incêndio em uma subestação de energia próxima ao aeroporto de Heathrow, em Londres, causou um apagão e a paralisação das operações no local. O incidente levou ao fechamento do aeroporto, cancelamento de voos e caos aéreo na Europa.
O aeroporto de Heathrow suspendeu todas as operações e aconselhou os passageiros a não se dirigirem ao local, o que causou alterações em mais de 1.000 voos e forçou pilotos a desviarem rotas, afetando viagens com destino a diversos países, incluindo o Brasil e provocando um efeito cascata sem precedentes na aviação global.
Esse aeroporto é um dos mais movimentados do mundo e recebe 250 mil passageiros e 1.300 voos dos Estados Unidos, Sudeste Asiático e Oriente Médio todos os dias. O voos só foram completamente retomados no sábado, dia 22/03/25, mas os prejuízos por conta da falha podem passar de R$ 370 milhões.
A pane foi causada por um incêndio em um transformador na subestação elétrica de Hayes e que deixou cerca 100 mil residências sem energia. A interrupção levantou questões sobre a dependência do aeroporto de uma única subestação elétrica.
O aeroporto inclusive é considerado um dos piores do mundo para quem precisa fazer um voo com conexão, pois tem atrasos frequentes, cancelamentos e problemas com bagagens.

Outros piores aeroportos do mundo para conexões, com base em relatos de viajantes e especialistas são:
- Aeroporto Internacional Charles de Gaulle (CDG), Paris, França: Conhecido por seus longos tempos de espera, terminais confusos e problemas com bagagens.
- Aeroporto Internacional de Frankfurt (FRA), Alemanha: Outro aeroporto europeu com fama de atrasos frequentes e longas filas de segurança.
- Aeroporto Internacional de Port Harcourt (PHC), Nigéria: Infraestrutura precária, longos tempos de espera e atendimento ao cliente ruim.
- Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz (JED), Arábia Saudita: Conhecido por seus longos tempos de espera, processos de imigração lentos e instalações lotadas.