GUIA DE VIAGEM DO PERU
O Peru guarda uma das maiores joias da humanidade: Machu Picchu. Mas o país não se resume somente a esse incrível destino, e oferece muitas atrações históricas, descobertas arqueológicas surpreendentes, cidades caóticas e apaixonantes ao mesmo tempo, lindas montanhas, florestas intocadas e uma excelente gastronomia. Confira a seguir nossas dicas de viagem para visitar esse país incrível.
Informações Gerais:
Capital: Lima.
Idioma: espanhol.
Moeda: sol, disponível em moedas de 10, 20, 50 centavos e 1, 2 e 5 sol e notas de 10, 20, 50, 100 e 200 (raramente usada)
População: 32,97 milhões (2020).
Fuso horário: GMT -5
Voltagem: 220 volts
Principal aeroporto: Alguns dos principais aeroportos do país estão localizados em Lima, Cusco, Puno, Arequipa, Iquitos e Trujillo.
Fronteiras: O país faz fronteira com 5 países: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Equador
Mais informações em:
Sunat
Feriados:
1/1: Ano Novo
6/1: Dia de Reis
1/5: Dia do Trabalhador
26/6: São Pedro e São Paulo
28 e 29/7: Festas Pátrias
6/8 : Batalha de Junin
30/8: Santa Rosa de Lima
8/10: Combate de Angamos
1/11: Todos os Santos
8/12: Imaculada Conceição
9/12: Batalha de Ayacucho
25/12: Natal
Móveis:
Quinta e Sexta-feira Santa, Páscoa.
Eleições: As eleições gerais seguem um ciclo de cinco anos. A última eleição presidencial ocorreu em 2021 e a última regional e municipal em 2022.
Eventos e festivais (além dos que ocorrem nos feriados): Carnaval (o mais famoso é o de Cajamarca), Fiesta de la Virgen de la Candelaria (fevereiro em Arequipa, Lima, Puno e Ayacucho), Vendimia (março em Ica), Fiesta de la Virgen de Chapi (maio em Arequipa), Inti Raymi (junho em Cusco), Festividade do Senhor de Qoyllur Rit’i (maio e junho), Festival de San Juan (junho na Amazônia), Señor de los Milagros (outubro em Lima).
Dicas Gerais do Peru:
Documentos e itens para entrar no Peru:
Documentos pessoais:
RG ou passaporte válido.
Gorjetas:
A gorjeta no Peru não é uma obrigatoriedade e também não possui um valor fixo.
Água:
Não é seguro beber diretamente da torneira.
Drones:
São permitidos, mas existem várias regras sobre drones que precisam ser seguidas.
Risco de Malária: Sim
Celular e internet:
As principais provedoras de internet móvel no país são a Claro e a Movistar.
Dirigir no Peru:
O estado das rodovias no país em geral é excelente.
Documentos do motorista e do veículo:
CNH, Documento do veículo no nome do motorista ou de um dos passageiros, autorização (para carros de terceiros/alienados), Seguro SOAT (não é possível fazer esse seguro online).
Itens obrigatórios:
2 triângulos, kit de primeiros socorros, extintor de incêndio, colete reflexivo.
Regras de trânsito:
Faróis sempre ligados e uso de cinto de segurança.
Combustível:
A gasolina se chama Gasohol no Peru. No país se encontra com facilidade postos de combustíveis. Uma das bandeiras mais famosas, a Repsol, possui um buscador em seu site com a localização de seus postos pelo país:
Localizador de Estaciones
No Peru, o combustível é medido em galões. Para saber o preço em litros basta dividir o valor cobrado por 3,78. A dica aqui é nunca deixar o tanque do veículo muito vazio, pois em algumas regiões os postos ficam a muitos km de distância um do outro, e em alguns casos pode haver falta de combustível.
Pedágios:
São muitos ao longo do país. O próprio governo peruano disponibiliza um site com informações atualizadas sobre os pedágios no país:
Tarifas de Peajes en Carreteras Concesionadas
Policiais:
Eles normalmente pedem para olhar o passaporte, às vezes a Permissão Internacional para Dirigir, o documento do carro e perguntam de onde a pessoa está vindo e para onde está indo.