As 12 Melhores Atrações de Puno

As 12 Melhores Atrações de Puno

Puno está a 3.800m de altitude, é a capital folclórica do Peru e conhecida por estar localizada nas margens do Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo.
Para chegar aqui, saímos de Tacna e seguimos pela rodovia que passa por Moqueguá e Torata. A estrada é totalmente pavimentada, em excelente estado e as paisagens ao longo do caminho são espetaculares.
Clima: O clima tem poucas variações ao longo do ano. Os meses mais frios são maio, junho, julho e agosto.
Gastronomia: Não deixe de provar algum prato com truta. A truta aqui é fresquinha, pois vem do Lago Titicaca e pode ser encontrada nas versões grelhada, frita, em ceviche, com os mais diversos acompanhamentos.

Confira abaixo nossa lista com As 12 Melhores Atrações de Puno:

1. Catedral de Puno

Construída em 1757 no estilo arquitetônico barroco andino, se encontra na Plaza de Armas de Puno.
Localização: Centro histórico de Puno.
Aberto diariamente das 8h às 13h e das 15h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

2. Museu Carlos Dreyer

No Museu estão 1800 relíquias arqueológicas e antiguidades que datam das eras pré-inca, inca, colonial e republicana. Nas suas 8 salas estão expostas peças de ouro, prata, cerâmica, têxteis e esculturas.
Localização: Centro histórico de Puno.
Aberto diariamente das 9h às 18h
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles

3. Casa del Corregidor

No Centro Histórico de Puno, ao lado da Plaza de Armas, está um dos edifícios mais antigos da cidade que data do século XVII, a Casa del Corregidor, e que hoje abriga exposições de arte, uma biblioteca, uma loja de artesanato, e em seu pátio interior, um restaurante.

4. Ilhas de Uros

As 12 Melhores Atrações de Puno

Os passeios podem ser contratados em agências de turismo no centro de Puno, porém, os tours mais baratos são vendidos no porto da cidade. São vários tipos de passeios e os valores variam com a quantidade de dias e da localidade que o turista quer visitar. Nós fizemos o tour somente das Ilhas Flutuantes de Uros. O passeio saiu às 9h do porto, voltou às 13h e custou 10 soles. Além desses 10 soles é necessário pagar mais 8 soles para entrar nas ilhas. Cerca de 2mil Uros vivem em aproximadamente 80 ilhas. Cada ilha possui um nome e um presidente e são feitas de totora, que é uma planta aquática que cresce na superfície do lago. Além de utilizar a totora para a construção de suas ilhas e casas, eles a utilizam como alimento e para a fabricação de artesanatos. Quando chegamos na ilha fomos recebidos pelos moradores e o chefe explicou seus costumes e como constroem as ilhas. Após a explicação, os turistas são convidados a conhecer uma casa da ilha por dentro. Além disso, os Uros convidam os turistas para comprar os artesanatos e para andar em um barco de totora, esse passeio é opcional e custa 10 soles. Depois os turistas são conduzidos para a ilha que funciona como restaurante.

5. Mirante Kuntur Wasi

As 12 Melhores Atrações de Puno

É necessário subir 620 degraus para chegar no mirante. Kuntur Wasi significa “casa do condor”. O condor é feito de metal e tem 11 metros de envergadura e 3.990 metros de altura.
Localização: Fica a 2km do centro de Puno.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Não. Nós deixamos o veículo estacionado na frente da escadaria do mirante.

6. Ilha Taquile

Essa é outra ilha que pode ser conhecida em passeios de barco partindo de Puno. A ilha está situada acima dos 3.950 metros acima do nível do mar e o ponto mais alto da área alcança os 4.050 metros de altitude. Ela é a segunda maior ilha do Titicaca, foi parte do Império Inca e é o endereço de 6 comunidades, cada uma com cerca de 100 famílias. O povo taquile é conhecido pela fabricação têxtil tradicional: os homens são encarregados de tricotar e as mulheres fazem e tecem os fios. Essa arte foi reconhecida como uma Obra-prima do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela UNESCO. É possível conhecer a ilha em um passeio de meio dia ou de um dia inteiro.

7. Ilha Amantani

Provavelmente a ilha menos visitada no Lago Titicaca, Amantani está localizada a cerca de 40 km de distância e a 3 horas de barco de Puno. A população de Amantani é de cerca de 3.600 pessoas de origem quechua. Além de conhecer a população local, é possível conhecer Pachamama e Pachatata, os picos mais altos da Ilha Amantani através de uma caminhada.

8. Templo da Fertilidade

A cerca de 18 km de Puno, na aldeia de Chucuito, se encontra o templo da fertilidade Inca Uyo, que abriga mais de 80 objetos fálicos feitos de pedra. Dizem que essas esculturas foram erguidas para agradecer à natureza pelo milagre da reprodução e ajudar as mulheres inférteis a ter filhos.
Aberto diariamente das 6h às 18h
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles

9. Aramu Muru

A cerca de 60 km de Puno está o Portal Aramu Muru, esculpido em uma enorme pedra de granito que possui cerca de 7 metros de altura.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

10. Chullpas de Sillustani

As chullpas são câmaras funerárias e foram construídas nas margens da lagoa de Umayo, com pedras que se encaixam perfeitamente e em forma de cone invertido. As tumbas pertenceram à cultura Kolla, entre os anos 1.200 e 1.450 d.C. e a mais alta das estruturas alcança os 12 metros de altura.
Localização: Fica a 33km do centro de Puno, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles.
Possui estacionamento: Sim. Do estacionamento até a atração são cerca de 15 minutos de caminhada.

Chullpas de Sillustani

11. Lampa

Localizada a 80km de Puno, Lampa é conhecida como a “cidade rosa” e possui atrações turísticas imperdíveis como a Ponte Colonial, a Iglesia de Santiago Apóstol, o Criadero de Chinchillas e o Museu Arqueológico.

12. Distrito de Juli

A 79 km ao sul da cidade de Puno fica a pequena Roma da América, que foi fundada em 2 de abril de 1565. Este foi o principal centro evangelizador da região e uma prova disso são seus templos como San Pedro Mártir, Santa Cruz, Nuestra Señora de la Asunción e San Juan de Letrán. Essas igrejas são belos representantes do chamado “barroco andino” e as duas últimas foram transformadas em museus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima