As 17 Melhores Atrações de Arequipa

As 17 Melhores Atrações de Arequipa

Arequipa foi fundada em 1540 pelo explorador espanhol Francisco Pizarro, no local de uma antiga cidade Inca. Hoje a cidade tem cerca de 840 mil habitantes, sendo a segunda maior do Peru. A cidade possui diversos atrativos turísticos, principalmente no seu centro histórico. A dica aqui é ir de transporte público ou táxi/uber até o centro e se deslocar a pé.

Clima: O clima tem poucas variações ao longo do ano. A cidade tem mais de 300 dias de sol por ano e as temperaturas são amenas.
Gastronomia: Arequipa possui uma rica gastronomia. Vale a pena provar o queso helado, que não é feito de queijo, mas de coco, canela, leite e especiarias que se deixa coalhar para depois de gelado ser vendido. Tem por todos os lados e o valor é a partir de 4 até 7 soles, depende do tamanho do copinho. Outra dica gastronômica de Arequipa são suas picanterías, que são restaurantes tradicionais onde ainda se cozinha com lenha. Um dos pratos típicos é a pimenta rocoto recheada com picadinho de carne, ovos, azeitona, e coberta com queijo derretido. Também vale provar o cuy chactado, prato em que o famoso porquinho da índia peruano é envolto em farinha de trigo e frito em óleo bem quente. Entre as bebidas se destaca a chicha de guiñapo, que é o suco de milho negro que só é encontrado aqui.

Confira a seguir nossa seleção com as 17 Melhores Atrações de Arequipa:

1. Mirador de Carmem Alto

O local possui lojas de artesanatos e restaurantes, além de uma vista privilegiada para os vulcões Chachani, Pichu Pichu e Misti, que é o principal símbolo de Arequipa.
Localização: Fica a 4km do centro histórico de Arequipa.
Aberto diariamente das 8h30 às 16h.
Valor do ingresso por pessoa: 5 soles.
Possui estacionamento: Sim.

2. Praça de Yanahuara

No local está a igreja de Yanahuara, de estilo barroco, construída em 1750 e esculpida em sillar e um mirante, que tem uma linda vista da cidade e do vulcão Misti.
Localização: Fica a 2km do centro histórico de Arequipa.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

3. Centro histórico de Arequipa

Foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. A maioria dos edifícios é branco porque foi construído com sillar, que é uma rocha vulcânica, inclusive é por isso que Arequipa é chamada de cidade branca peruana.

4. Catedral de Arequipa

É a construção neoclássica mais importante do Peru. Não é permitido filmar dentro da Catedral, somente tirar fotos. Sua construção começou no ano de 1540, no mesmo ano em que foi fundada a cidade de Arequipa. Ao longo de sua história foi destruída por incêndios, terremotos e explosões vulcânicas. E foi restaurada após cada destruição, a última delas em 2001. No local também é possível visitar o museu da Catedral.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto de segunda a sábado, das 10h às 16h15.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Site:
Museo Catedral Arequipa

As 17 Melhores Atrações de Arequipa

5. Iglesia de La Compañía

Considerado o monumento máximo da “escola arequipeña”, que é um estilo arquitetônico que teve origem na cidade. Dentro é possível visitar a Capela de San Ignacio de Loyola, com lindas pinturas feitas a mão.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto de segunda a sábado, das 9h às 11h e das 15h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito. Para acessar a Capela é cobrado o valor de 5 soles e nesse local não é permitido fotografar/filmar.

6. Monastério de Santa Catalina

Esse antigo monastério funcionava de forma secreta. As meninas normalmente entravam aqui a partir dos 12 anos e nunca mais saíam, a maioria, de família rica. Apesar de estar no coração da cidade, esse muro de 4 metros isolava a vida das mulheres que habitavam o local. No século XVIII mais de 300 mulheres viviam aqui. Somente em 1970 o convento abriu suas portas para visitação. As cores e o estilo arquitetônico do lugar são únicos: uma fusão da arquitetura espanhola com a indígena.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto diariamente das 9h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 45 soles. O guia é opcional.
Site:
Santa Catalina

Monastério de Santa Catalina

7. Mercado San Camilo

Aqui podemos encontrar diversos produtos locais e provar várias comidas e bebidas tradicionais de Arequipa.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto diariamente das 6h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito

8. Monastério de Santa Teresa

Fundado em 1710, uma parte deste mosteiro também está aberto ao público, possui 11 salas onde as freiras realizam diferentes atividades, além de serem usadas para a exposição artística de pinturas, relíquias, guarda-roupa, telas, ornamentos, esculturas e mais representações. Ao meio-dia, alguns espaços são fechados momentaneamente, para a oração do Angelus. Não é possível ver as freiras, mas ouvi-las cantando e orando é uma experiência única.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto de segunda a sábado das 10h às 15h.
Valor do ingresso por pessoa: 20 soles

9. Igreja e Convento de Santo Domingo

Esta é uma das igrejas em Arequipa que foi construída nos primeiros anos da conquista. Inicialmente foi feita em adobe, mas teve que ser reconstruída em duas ocasiões.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto de segunda a sábado das 7h às 8h30 e das 18h às 20h30.
Valor do ingresso por pessoa:
gratuito.

10. Museu Mario Vargas Llosa

A antiga casa onde nasceu o escritor nascido em Arequipa, Mario Vargas Llosa, foi restaurada e transformada em um museu que mostra a vida e a obra do autor ganhador do Prêmio Nobel.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto de segunda a sexta das 8h30 às 15h.
Valor do ingresso por pessoa:
20 soles

11. Museu Santuarios Andinos

O museu contém muitas relíquias e artefatos de diferentes civilizações que viviam dentro das montanhas andinas, além da múmia de Juanita, que foi encontrada em um cume do vulcão Ampato e é amplamente considerada uma das descobertas humanas mais importantes de todas as culturas andinas.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto de terça a sábado das 9h às 18h e domingo das 9h às 14h.
Valor do ingresso por pessoa: 25 soles

12. Complexo de São Francisco

Esse complexo religioso é formado pela igreja, convento (atualmente um museu) e claustros, e foi construído durante o século XVI.
Localização: Fica no centro histórico de Arequipa.
Aberto de segunda a sábado das 9h às 12h30 e das 15h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles

13. Cânion do Colca

As 17 Melhores Atrações de Arequipa

Considerado o Cânion mais profundo do mundo, atingindo uma profundidade de 3.400 metros, é um dos principais destinos turísticos do Peru. Fica a cerca de 200 km de Arequipa e é o melhor lugar da América do Sul para testemunhar o majestoso Condor Andino. É também um dos destinos de caminhada mais populares no Peru e vale a pena conhecer o Complexo Arqueológico de Uyo Uyo, as pitorescas aldeias localizadas no vale como Chivay, Yanque, Coporaque, Cabanaconde e relaxar nas fontes termais de La Calera.

14.Cânion Cotahuasi

Localizado a 380 km da cidade de Arequipa, o Cânion Cotahuasi é o terceiro cânion mais profundo do mundo, oferecendo uma paisagem de tirar o fôlego. Embora o Cânion do Colca seja muito mais turístico, o Cânion Cotahuasi também tem muito a oferecer entre caminhadas, belas paisagens e sítios arqueológicos. Algumas das principais atrações do lugar são a cascada de Sipia, as ruinas arqueológicas Waris e Incas, como Maucallacta, Huaynacotas e Allahuay, o Bosque de Cactus de Judío Pampa, as aguas termais de Luicho e o Bosque de Piedras Huito.

15. Toro Muerto Petroglifos

Localizado a três horas de Arequipa, Toro Muerto apresenta manifestações de arte rupestre espalhadas por mais de 5 quilômetros quadrados, é um dos sítios com maior quantidade de arte rupestre do planeta. Perto de Toro Muerto está o Parque Jurássico de Querullpa, onde é possível ver pegadas de animais pré-históricos que datam de 150 a 200 milhões de anos. Na região também se encontram várias vinícolas que produzem vinho e pisco, as águas termais de Huancarama, a Laguna Mamacocha, e o Vale dos Vulcões, onde ao longo dos 65 quilômetros que formam o vale da Andágua, estão 32 cones vulcânicos e 67 cúpulas chamadas “ampollas” pelos vulcanologista. Da Andágua é possível visitar os vulcões e até mesmo subir em vários deles. O mais alto de todos é o Pucamaura, a 350 metros acima do nível do vale e o Volcán Kallana Mauras era utilizado como Plaza de Toros antigamente.

16. Salinas e Aguada Blanca Reserva Nacional

Localizada no extremo sudeste da região de Arequipa, esta área abrange mais de 3.500 km², e é extremamente diversificada, abrigando o lago de Salinas, que é um grande lago raso de água salgada que está localizado a 4300 m acima do nível do mar. No local também estão as pinturas rupestres das Cuevas de Sumbay.

17. Ruta del Sillar

O sillar é a pedra vulcânica branca que caracteriza os edifícios do centro de Arequipa. Durante este passeio é possível ver as pedreiras ativas de Asashuayco e aprender como toda uma cidade foi construída com este material.

1 comentário em “As 17 Melhores Atrações de Arequipa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima