As 30 Melhores Atrações de Cusco

Plaza de Armas - Cusco

Cusco está a 3.400m de altitude, é considerada a cidade habitada mais antiga de toda a América e foi a capital e sede de governo do Reino dos incas, além disso, é a porta de entrada para uma das 7 Maravilhas do Mundo: Machu Picchu.

Para chegar em Cusco, passamos a fronteira do Brasil (Assis Brasil/AC) com o Peru (Inãpari) e seguimos a Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica.
A estrada é totalmente pavimentada, em excelente estado e as paisagens ao longo do caminho são espetaculares.
Também é possível chegar de avião, pois a cidade conta com um aeroporto. Não há voos diretos do Brasil para Cusco, assim, é necessário comprar a passagem até Lima e de Lima para Cusco.
Outra opção para chegar até Cusco do Brasil é de ônibus, sendo essa a maior linha rodoviária do mundo, que tem início no Rio de Janeiro e vai até Lima. No total, a viagem possui 6.035 km e dura cinco dias. A Companhia TransAcreana que opera a linha e uma das paradas é justamente em Cusco.
Para mais informações:
Transacreana
Clima: A estação seca vai de abril a outubro, e a estação chuvosa, de novembro a março. Os meses mais frios são maio, junho, julho, agosto e setembro.
Gastronomia: Não deixe de provar a cerveja cusqueña e o cuy al horno, prato em que o famoso porquinho da índia peruano é assado no forno.

Boleto Turístico de Cusco:

É uma ótima opção para quem vai visitar várias atrações e permite o ingresso a 16 lugares de interesse turístico que se encontram na cidade de Cusco, lugares adjacentes e vales próximos como o Vale Sul e o Vale Sagrado dos Incas.
Existem 4 modalidades de bilhete: O que abrange todas as 16 atrações (integral) custa 130 soles e é valido por 10 dias.
As 16 atrações incluídas nesse boleto são: Sacsayhuaman; Q’enqo; Pukapukara; Tambomachay; Moray; Pisac; Ollantaytambo; Chinchero; Museu Sítio del Qoricancha; Museu de Arte Contemporânea; Museu Histórico Regional; Museu de Arte Popular; Monumento ao Inca Pachacuteq; Centro Qosqo de Arte Nativo; Tipón; Pikillacta.
Ele é pessoal, intransferível e só pode ser utilizado uma única vez em cada sítio.
As demais modalidades do boleto são parciais, e cada uma custa 70 soles:
Circuito I (validade de 1 dia) atrações: Sacsayhuaman; Q’enqo; Pukapukara; Tambomachay.
Circuito II (validade de 2 dias) atrações: Museu Sítio del Qoricancha; Museu de Arte Contemporânea; Museu Histórico Regional; Museu de Arte Popular; Monumento ao Inca Pachacuteq; Centro Qosqo de Arte Nativo; Tipón; Pikillacta.
Circuito III (validade de 2 dias) atrações: Moray; Pisac; Ollantaytambo; Chinchero;
Se você for ficar mais de 1 dia em Cusco e região, recomendamos adquirir o Boleto Integral.
Ele não pode ser comprado ou reservado on-line e pode ser adquirido em todos os lugares incluídos no Bilhete Turístico (com exceção do Museu de Arte Contemporânea e Monumento de Pachacutec) e no centro de informações turísticas de Cusco (endereço: Avenida Sol, 103, ao lado da Plaza de Armas. Aberto todos os dias das 8h às 18h).
Mais informações em:
Tarifario

Atrações do Centro Histórico:

Plaza de Armas

É o coração de Cusco e no seu entorno se encontram lojas, restaurantes e igrejas.

Catedral de Cusco

A igreja foi construída por volta de 1560, em cima das ruínas do Palácio Viracocha, uma das muitas obras incas destruídas pelos espanhóis. Ela reúne características góticas, maneiristas renascentistas e barrocas. É proibido fotografar ou filmar o seu interior.
Aberto de segunda a sábado das 10h às 17h e domingo das 13h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 40 soles.

Catedral de Cusco

Iglesia de la Compañía de Jesus

Construída sobre o palácio de Huayna Cápac, a igreja foi construída pelos jesuítas em 1571 e reconstruída após o terremoto de 1650. É proibido fotografar ou filmar o seu interior.
Aberto de segunda a sexta das 8h às 11h e das 13h às 17h e domingo das 9h às 10h30 e das 13h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles.

Museu Palazio Arzobispal

Durante o império Inca, no local ficava o palácio do Inca Roca e atualmente é um museu de arte onde se encontra a mais importante coleção de arte sacra vice-reinal de Cusco.
Aberto de segunda a sábado das 10h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles.

Pedra de 12 Ângulos

É uma enorme pedra polida, esculpida pelos incas como parte de uma das paredes do palácio do governante inca Roca. Ela encaixa perfeitamente em cada um dos seus cantos com as restantes pedras que compõem a parede.
Localização: Fica na Rua Hatun Rumiyoq, a poucos passos da Praça principal.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Igreja San Blas

Datada de 1563, essa é uma das igrejas mais antigas de Cusco. Possui diversas pinturas e um famoso púlpito de estilo barroco feito de um único pedaço de cedro e considerado o melhor exemplo de escultura em madeira feita na América colonial. Atualmente a Igreja está fechada para reformas.
Aberto diariamente das 8h às 18h.

Museu de Arte Precolombino

Museu criado para abrigar e expor objetos que datam mais de três mil anos atrás até o século XVI.
Aberto diariamente das 8h às 22h.
Valor do ingresso por pessoa: 20 soles.
Site:
Mapcusco

Qoricancha

O Templo Qoricancha, ou Templo do Sol, foi o templo mais importante e sagrado do Império Inca. Localizado na Plaza Santo Domingo, foi idealizado e construído pelo governante inca Manco Cápac, mas foi modernizado e reconstruído anos depois, em 1438, pelo então líder Pachakuteq. Em 1532, os espanhóis invadiram Cusco e destruíram parcialmente o lugar para que a Igreja de Santo Domingo e o Convento de Santo Domingo fossem construídos.
Aberto de segunda a sábado das 8h30 às 17h30 e domingo das 14h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles, mais 5 soles para visitar a torre. Esse passeio não está incluído no Boleto Turístico, apenas o Museu Sítio del Qoricancha, que fica atrás do Templo, na Avenida El Sol.

Qoricancha

Igreja de La Merced

A Igreja de La Merced, pertencente à ordem dos Mercedários, foi fundada pelo Padre Sebastián de Trujillo em 1535 e é famosa por sua bela arquitetura com escadas, cúpulas e campanários.
Aberto de segunda a sábado das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles.
Outras igrejas do centro histórico que são famosas por sua beleza são: a Igreja de Santa Catalina, a Igreja de Belém, a Igreja San Cristóbal, a Igreja de San Francisco e a Igreja de San Pedro.

Mercado San Pedro

Foi construído em 1925, por Gustavo Eiffel, com uma cobertura de ferro e telhas onduladas. Ele é o mais antigo mercado de Cusco, e no local é possível encontrar vários produtos típicos da região, artesanatos, restaurantes.
Aberto diariamente das 6h às 19h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Museu de Arte Contemporânea, Museu Histórico Regional e Museu de Arte Popular

Os 3 museus estão incluídos no Boleto Turístico integral, se encontram no Centro histórico e merecem ser visitados. Possuem excelentes acervos e cada um tem uma característica própria. O Museu de Arte Contemporânea está localizado em um belo prédio (aberto de segunda a sábado das 9h às 18h); o Museu Histórico Regional possui um belo acervo com peças desde a pré-história da região até o período colonial (aberto de segunda a domingo das 8h às 17h); o Museu de Arte Popular possui um pequeno e curioso acervo de obras de artistas locais (aberto de segunda a sábado das 9h às 18h).

Atrações do Circuito I do Boleto Turístico:

São 4 sítios arqueológicos que ficam na mesma região de Cusco (o mais perto do Centro, Saqsaywaman, fica a cerca de 2km do Centro Histórico e o mais distante, Tambomachay, fica a cerca de 9km do Centro Histórico). Todos abrem de segunda a domingo, das 7h às 17h30 e possuem estacionamento.

Saqsaywaman

Esse sítio arqueológico impressionante teve boa parte das suas construções destruídas ou roubadas pelos espanhóis e ocupa uma área de pouco mais de 3 mil hectares. É um passeio de no mínimo 2 horas e o mais imperdível dos 4.

Saqsaywaman

Q’enqo

Sítio arqueológico utilizado em cerimônias religiosas incas, de construção semicircular seu nome em quéchua significa labirinto.

Pukapukara

Até hoje não se sabe a real função desse lugar para os incas. No local é possível ver terraços, quartos, aquedutos e outras estruturas.

Tambomachay

Acredita-se que o local tenha servido como local de descanso para o imperador inca e também para cerimônias religiosas.

Tambomachay

Região do Vale Sagrado Sul:

Tipón

Sítio arqueológico de grande importância para a civilização inca e um recinto para a adoração da água.
Localização: Fica a 25km de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h30 às 16h30.
Valor do ingresso por pessoa: A atração está incluída no valor do Boleto Turístico de Cusco.
Possui estacionamento: Sim.

Pikillaqta

Sítio arqueológico que foi um dos assentamentos mais importantes para a cultura Wari, entre os séculos VI e IX.
Localização: Fica a 32km de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h30 às 16h30.
Valor do ingresso por pessoa: A atração está incluída no valor do Boleto Turístico de Cusco.
Possui estacionamento: Sim.

Pikillaqta

Rumicolca

Sítio arqueológico construído pelos Wari, considerado o portão oriental do vale de Cusco.
Localização: Fica a 32km de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Rumicolca

Igreja de San Pedro Apóstol

Conhecida como a Capela Sistina da América, construída no século 17, é uma verdadeira joia do estilo Barroco Andino. Ela faz parte da Rota do Barroco Andino, que inclui também o Templo La Compañía De Jesús de Cusco, a Capilla Virgen Purificada de Canincunca e o Templo San Juan Bautista de Huaro.
Localização: Fica em Andahuaylillas, a 40km de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 7h30 às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 20 soles.

Região do Vale Sagrado:

Chinchero

Importante centro urbano dos incas. No local é possível visitar a Igreja, que possui um estilo arquitetônico barroco e Inca, a Feira Artesanal, onde são vendidos produtos feitos com lã de alpaca e o Sítio Arqueológico de Chinchero.
Localização: Fica a 30km do centro de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 7h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: A atração está incluída no valor do Boleto Turístico de Cusco.
Possui estacionamento: Sim.

Chinchero

Moray

Esse sítio arqueológico possui terraços construídos em formatos circulares que possuem aproximadamente 30m de profundidade e que foi um laboratório agrícola experimental Inca.
Localização: Fica a 45km do centro de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h30 às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: A atração está incluída no valor do Boleto Turístico de Cusco.
Possui estacionamento: Sim.

Maras

Essas impressionates salinas funcionam desde o período Inca e são compostas de milhares de pequenas piscinas esculpidas na encosta da montanha.
Localização: Fica a 49km do centro de Cusco em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: 10 soles.
Possui estacionamento: Sim.

Maras

Pisac

No local se encontra um enorme sítio arqueológico que se divide em vários edifícios e setores, além de túneis, pontes, depósitos, aquedutos, cemitério, torres, templos e terraços agrícolas. Além disso, oferece vistas panorâmicas espetaculares.
Localização: Fica a 42km do centro de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h às 16h30.
Valor do ingresso por pessoa: A atração está incluída no valor do Boleto Turístico de Cusco.
Possui estacionamento: Sim.

Pisac

Ollantaytambo

A cidade servia como ponto de descanso para os que seguiam pelo caminho sagrado de Cusco até Machu Picchu, além disso, era um importante centro religioso, agrícola e também militar. No coração da cidade se encontra um sítio arqueológico, onde é possível observar de perto os canais hidráulicos e os templos construídos pelos Incas, como o Templo do Sol.
Localização: Fica a 59km do centro de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 7h às 17h.
Valor do ingresso por pessoa: A atração está incluída no valor do Boleto Turístico de Cusco.
Possui estacionamento: Sim.

Outras atrações históricas/sítios arqueológicos de Cusco e Região:

Kanamarca

Esse conjunto arquitetônico apresenta vestígios da cultura pré-inca dos K’anas e dos Incas. O complexo de K’anamarca ocupa aproximadamente 1 hectare, e no local estão diversas construções.
Localização: Fica a cerca de 220km ao sul de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h às 18h
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.
Site:
Complejo Arqueologico de Kanamarca

Huchuy Qosqo

Este sítio arqueológico foi provavelmente construído entre os anos de 1000 a 1400 d.C, a mando do então imperador Viracocha para servir como sua moradia.
Localização: Fica a cerca de 55km de Cusco, em Lamay, em estrada pavimentada em boas condições, apenas os ultimos 15km são uma subida íngrime em estrada não pavimentada em condições razoáveis. A partir do estacionamento é necessário caminhar mais 15 minutos até chegar no sítio arqueológico.
Aberto diariamente das 7h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Huchuy Qosqo

Raqchi

Essa cidadela se estende ao longo de mil hectares. O local possui várias construções como recintos, armazéns, templos, praças, canais de água, entre outros.
Localização: Fica a cerca de 119km ao sul de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições.
Aberto diariamente das 8h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 20 soles.
Possui estacionamento: Sim.

Q’eswachaka

Todos os anos, no mês de junho, os moradores de Quehue renovam a última Ponte Inca feita à mão e declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. É possível atravessar a ponte, que mantém uma tradição de mais de 600 anos.
Localização: Fica a cerca de 156km ao sul de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições, apenas os últimos quilômetros estão em condições razoáveis.
Aberto diariamente das 8h às 18h.
Valor do ingresso por pessoa: 20 soles.
Possui estacionamento: Sim.

Vitcos

No distrito de Vilcabamba, na província da Convencion, está localizado um dos monumentos arqueológicos de maior importância histórica para a cultura andina, o complexo arqueológico de Vitcos, também conhecido como Rosaspata, que era habitado pelos quatro incas de vilcabamba.
Localização: Fica a cerca de 230km de Cusco.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.

Trekkings:

Rainbow Mountain

Para chegar até a Vinicunca, ou Montanha Colorida, ou Montanha Arco-íris ou Montanha das 7 Cores, que foi descoberta após o gelo que cobria a montanha derreter, é preciso fazer um trekking de 6h em um percurso de 14,5km no total. A montanha está a 5.200 metros e o trekking inicia já nos 4.200 metros. A primeira parte é uma subida ingrime, e praticamente todo o resto do percurso é mais fácil em terreno sem muitas subidas, porém, o último trecho de 800 metros é o mais desafiador, e possui uma subida bem acentuada. Se quiser fazer o trekking tenha em mente que a altitude dificulta muito a caminhada, por isso, é essencial ter um pouco de preparo físico e não fazer o passeio nos primeiros dias que chegar em Cusco, é melhor se aclimatar primeiro. É possível fazer parte do trajeto em cima de cavalos, mas somos contrários a esse tipo de prática.
Não deixe de conhecer o Valle Rojo, que fica próximo ao final da trilha da Rainbow Mountain, são apenas 20 minutos a mais de caminhadas, mas que valem muito a pena.
Não esqueça de levar: muita água, óculos de sol, boné/chapéu, calçado confortável, protetor solar, folhas de coca, lanchinho.
Localização: Fica a 140km de Cusco, parte em estrada não pavimentada em condições razoáveis.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: 35 soles. O ingresso para o Valle Rojo custa 10 soles.
Possui estacionamento: Sim.

Montanha Palcoyo

Montanha Palcoyo

A outra Montanha Colorida da região. A caminhada na Palcoyo, apesar da altitude também passar dos 5.000 metros, é muito mais fácil do que a Rainbow Mountain e as paisagens são igualmente espetaculares.
Localização: Fica a 140km de Cusco, parte em estrada não pavimentada em condições razoáveis.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: 15 soles.
Possui estacionamento: Sim.

Laguna Humantay

Para chegar até a Laguna, formada pelo degelo das montanhas e que está a mais de 4.000 metros de altitude, é preciso fazer um trekking de 5h em um percurso de 7km no total. No primeiro quilômetro o terreno é plano, porém, depois começa a subida, que cansa ainda mais por conta da altitude.
Localização: Fica a 120km de Cusco, parte em estrada não pavimentada em condições razoáveis.
Aberto 24h, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Waqrapukara

Esse santuário religioso, cujo nome significa “Fortaleza de Chifres”, foi inicialmente construído pela cultura Canchis e depois foi usado pelo Incas. Para chegar até o local existem 3 rotas de caminhada. A mais fácil é a que parte da cidade de Sangarara. A trilha possui nível moderado, 24km ida e volta, normalmente percorridos em 6 horas.
Localização: Sangarara fica a cerca de 100km ao sul de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições. Chegando em Sangarara é necessário dirigir cerca de 15km, em estrada não pavimentada em condições razoáveis, até chegar no início da trilha.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: gratuito.
Possui estacionamento: Sim.

Waqrapukara

7 Lagunas de Ausangate:

Esse lindo trekking percorre as 7 lagunas que estão ao redor da Montanha Ausangate e a uma altitude aproximada de 4.200 metros acima do nível do mar. A trilha pode ser feita a partir de duas rotas: a que começa na cidade de Tinqui e a que começa na cidade de Pacchanta, que é mais curta. Em Pacchanta também é possível desfrutar de águas termais.
Partindo de Pacchanta a trilha tem nível fácil a moderado e distância de 16km, percorridos normalmente em 5h.
Localização: Pacchanta fica a cerca de 120km de Cusco, em estrada pavimentada em boas condições, somente os últimos 10km são em estrada não pavimentada em condições razoáveis.
Aberto 24 horas, todos os dias da semana.
Valor do ingresso por pessoa: 20 soles. As águas termais possuem o custo de 10 soles.
Possui estacionamento: Sim.

Choquequirao

Alguns chamam esse sítio arqueológico pouco conhecido de “a outra Machu Picchu”. Outros a descrevem como “a irmã mais nova de Machu Picchu”. Para visitar Choquequirao, que está escondida em uma área isolada da cordilheira dos Andes, é preciso encarar uma caminhada de pelo menos dois ou três dias. A caminhada começa da cidade de Cachora, que fica a cerca de 4 horas de Cusco. A partir daí começa a trilha de 32km só de ida até Choquequirao, que atravessa pontos importantes como Capuliyoc (onde está um belo Mirante), Maranpata e Sunchupata e que está bem sinalizada. O tempo médio de caminhada de Cachora até Choquequirao é de 10 a 12 horas e ao longo do caminho é possível avistar veados e ursos-de-óculos. A atração turística pode ser feita com um tour ou sem um tour (por conta própria). São vários os campings ao longo do percurso.
Choquequirao abre as suas portas diariamente das 7h às 17h e para ver tudo com calma é necessário cerca de 5 horas.
Valor do ingresso por pessoa: 60 soles.
O ingresso permite passar a noite em um acampamento localizado próximo ao local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima